de 18 a 25 de janeiro

Semana pela Unidade dos Cristãos 2023: fazer o bem, buscar a justiça

Tema para as orações ecumênicas de 18 a 25 de janeiro é uma invocação do Livro de Isaías: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”

Da redação, com Vatican News

Foto: Imagem de congerdesign por Pixabay

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023 tem início na quarta-feira, 18, e se realiza em períodos diferentes nos dois hemisférios. No Brasil entre Ascensão e Pentecostes.

O tema deste ano foi escolhido por um grupo local dos Estados Unidos da América, que também preparou o subsídio, convocado pelo Conselho de Igrejas de Minnesota. O tema é uma invocação retirada do Livro do Profeta Isaías (1,17): “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”. 

Preparação da Semana 

A Comissão Internacional nomeada conjuntamente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, agora Dicastério, e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, e encarregada de rever o subsídio para a Semana, encontrou-se com os delegados do Conselho de Igrejas de Minnesota em Bossey, Suíça, de 19 a 23 de setembro de 2021.

O Grupo Local que elaborou o subsídio era constituído de homens, mulheres, mães, pais, pessoas capazes de narrar histórias, representantes de diferentes experiências de culto e expressões espirituais, seja dos povos indígenas dos Estados Unidos, seja das comunidades imigrantes.

Os membros do grupo também representavam regiões urbanas e suburbanas e muitas comunidades cristãs. Esta diversidade permitiu uma reflexão profunda e uma experiência de solidariedade enriquecida por muitas perspectivas diferentes.

Os membros do grupo local Minnesota esperam que sua experiência pessoal de vítimas de racismo possa servir como testemunho da desumanidade. Mas há também um profundo desejo interior de que, como cristãos que encarnam o dom da unidade de Deus, sejam abordados e e erradicados os movimentos de divisão que impedem de entender e experimentar a verdade de que todos pertencem a Cristo.

Compromissos com o Papa durante a Semana de Oração

Durante a Semana de Oração, no dia 18 de janeiro, o Papa Francisco realizará a audiência geral de quarta-feira, e no dia 22 de janeiro, domingo da Palavra de Deus, celebrará a Missa às 9h30 (5h30, hora de Brasília) na Basílica de São Pedro. Os dois eventos serão transmitidos, ao vivo pela Rádio Vaticano – Vatican News, com comentários em português.

Três dias depois, no dia 25 de janeiro, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, às 17h30 (13h30 hora de Brasília), o Papa celebrará as Segundas Vésperas no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na solenidade da conversão de São Paulo Apóstolo. Também este evento será transmitido, ao vivo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo