Diálogo

Órgão vaticano para o diálogo inter-religioso envia mensagem aos hindus

Mensagem publicada nesta segunda-feira é por ocasião da festa hinduísta do Deepavali

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Santa Sé / Foto: Arquivo

Por ocasião da festa hinduísta do Deepavali, o órgão vaticano para o Diálogo Inter-religioso enviou uma mensagem com o tema: “Cristãos e hindus: promovamos juntos o convívio e a corresponsabilidade”. A festa será celebrada na próxima segunda-feira, 24, e representa a vitória da verdade sobre a falsidade, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte, do bem sobre o mal.

 

Na mensagem, o dicastério afirma que a convivialidade é tanto a qualidade de ser amigável e animado quanto a capacidade de viver entre os outros com suas individualidades, diversidades e diferenças em um espírito de respeito, amor e confiança.

O órgão vaticano afirma ainda que a promoção do convívio envolve a assunção da responsabilidade mútua e da responsabilidade pela criação. Exige disponibilidade para caminhar e trabalhar juntos com caridade, fraternidade e sentido de corresponsabilidade pelo bem comum.

“Além de contribuir com a maior responsabilidade possível para o bem comum, é necessário que responsabilizemos as pessoas que nos rodeiam na realização do convívio, respeitando a dignidade transcendental de cada pessoa humana e seus legítimos direitos que dela derivam, a fim de atuar para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável de todos, comprometendo-se a viver em harmonia com cada um e com a natureza”.

 

Caminho do convívio

No caminho do convívio, ressalta o dicastério, “enfrentamos muitos desafios devido à indiferença e ao individualismo predominantes que hoje dominam a nossa sociedade, e como crentes não devemos ceder ao pessimismo, mas sim permanecer unidos e servir de exemplo para os outros”.

As famílias, a exemplo dos pais e dos idosos, desempenham um papel fundamental para inculcar nas crianças e nos jovens os nobres valores do convívio e da corresponsabilidade. Também a família dos líderes religiosos e grupos de todas as religiões pelo globo, instituições de ensino, mídia, organizações governamentais e não governamentais compartilham igualmente a responsabilidade de cultivar os valores do convívio e da corresponsabilidade com todos os meios à sua disposição.

Diálogo inter-religioso

O diálogo inter-religioso, segundo o Papa Francisco, é um sinal providencial do nosso tempo, recorda a mensagem. Também é um caminho privilegiado para o crescimento da fraternidade e da paz no mundo e sem dúvida constitui uma ferramenta poderosa para inspirar e impulsionar pessoas de diferentes tradições religiosas a viver esses valores em fraternidade, unidade e solidariedade para o bem comum.

Por fim, o Dicastério ressalta como crentes e líderes das comunidades religiosas estão enraizados em respectivas crenças e convicções religiosas e compartilham uma preocupação e responsabilidade comum, pelo bem-estar da família humana e da Terra.

“Nós cristãos e hindus podemos unir nossos esforços com pessoas de todas as outras tradições religiosas e com as de boa vontade, para promover, individual e coletivamente, o espírito de convivência e corresponsabilidade para transformar este mundo em um lar”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo