Material foi preparado pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio
Da Redação, com Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos
O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos publicou o subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022. O material foi elaborado pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio. O tema é: “Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2).
O grupo de redação local teve sede principal no Líbano. Por causa da pandemia, a reuniões foram virtuais e os projetos para a finalização dos textos foram enviados virtualmente.
Leia também
.: Oração é solução para divisões, diz Papa sobre unidade dos cristãos
“Os cristãos do Oriente Médio encontraram na ‘estrela’ uma imagem da vocação cristã. A estrela era o sinal que guiou os Magos de lugares distantes e de diversas culturas para o menino Jesus e representa uma imagem de como os cristãos se unem em comunhão entre si enquanto se aproximam de Cristo”, explica o Pontifício Conselho em seu site.
O órgão acrescenta que os cristãos devem ser um símbolo como a estrela, que conduz todos os povos a Cristo. Na oração comum, explica, os cristãos trocam os dons e se tornam sinal da unidade que Deus deseja para toda a criação.
“Somos gratos pelo trabalho do Conselho das Igrejas do Oriente Médio, que produziu este subsídio apesar dos terríveis desafios enfrentados pelo povo libanês em 2020”, conclui.
O material apresentado constitui o texto internacional para a Semana de Oração. O texto adaptado nacional pode ser obtido junto à Conferência Episcopal ou ao Sínodo da Igreja em cada país.
Acesse aqui o subsídio em português.
Sobre a Semana de Oração
A Semana é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas em caráter mundial, mas em datas diferentes.
No hemisfério Norte, celebra-se tradicionalmente de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson. Era o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico. Já no Hemisfério Sul, a Semana é lembrada durante o período de Pentecostes, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. A sugestão foi do movimento Fé e Ordem, em 1926.
No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) é responsável pelas iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.