‘‘FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL’’

Secretário-executivo da CNBB explica tema da Campanha da Fraternidade

Em entrevista, padre Jean Paul Hansen explica que o objetivo da campanha deste ano é propor novamente o ideal cristão da fraternidade e da amizade social no Brasil

Da Redação, com CNBB

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024 / Foto: Reprodução CNBB

A pouco menos de um mês do início da Campanha da Fraternidade de 2024, o secretário-executivo de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jean Poul Hansen, falou sobre o tema deste ano. Em entrevista, o sacerdote explicou os motivos que levaram à escolha da “Fraternidade e Amizade Social” como centro das reflexões e ações.

Ele destacou que a importância do tema se dá a partir de duas direções. A primeira parte da realidade vivenciada no Brasil, “de crescente divisão, polarização, ódio, violência e tantas outras coisas que nos desafiam a repropor o ideal cristão da fraternidade e da amizade social”.

A outra direção apontada pelo padre Jean Hansen é o acolhimento ao ensinamento do Papa Francisco, expresso na carta encíclica Fratelli Tutti, “Nós somamos estes dois desafios e queremos acolher o ensinamento do Papa porque ele é o ideal para a nossa realidade brasileira hoje”, declarou o secretário-executivo de campanhas.

Alcance da Campanha

Além disso, ele enfatizou o objetivo e o alcance que a Campanha da Fraternidade tem em todo o país. “É um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a Igreja no Brasil propõe a todos os homens e mulheres de boa vontade no tempo da Quaresma”, explicou, citando que com seus subsídios, a campanha chega às mais longínquas comunidades cristãs do Brasil. “Onde nenhum outro projeto da CNBB chega, a Campanha alcança”, afirmou.

Por fim, o sacerdote citou ainda a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada todos os anos no Domingo de Ramos. Ele sinalizou que a iniciativa “consegue ajudar inúmeras iniciativas e projetos sociais relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade”. Desta forma, os fiéis conseguem contribuir com um grande número de projetos que tornam realidade aquilo que é proposto em cada campanha.

Sobre a Campanha

A abertura da Campanha da Fraternidade de 2024 acontecerá na sede da CNBB em Brasília (DF), no dia 14 de fevereiro, quando será celebrada a Quarta-feira de Cinzas. A campanha se estenderá por todo o tempo da Quaresma, e para ajudar os fiéis a vivenciarem esta iniciativa, a CNBB divulgou diversos subsídios que contribuem com esta finalidade.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo