Proximidade

Doação do Papa a leilão ajuda crianças com câncer a viajar a Lourdes

Assistente da seção de Roma e Lazio da Unitalsi, instituição organizadora do leilão beneficente afirma sobre o Papa: “Disse-nos para recomeçarmos, e fez isso nos dando um estímulo para voltarmos a caminhar”

Da redação, Vatican News

“O Santo Padre sempre esteve perto das crianças”, afirma Preziosa Terrinoni/Foto: Daniel Ibáñez – CNA

Nestes meses de pandemia, tem se registrado um grande esforço dos voluntários da Unitalsi para permanecer junto às pessoas. Com um gesto, um telefonema, através de uma mensagem de conforto e esperança. A Unitalsi reacende os motores também para as peregrinações, como aquela de Lourdes, em agosto, cujo programa promete, mais uma vez, o máximo compromisso para satisfazer os pedidos de tantos doentes.

A solidariedade se torna concreta, portanto, além das contingências do momento, na firme convicção de que há muitas maneiras de financiar os projetos. Entre eles, inclusive, o leilão beneficente para os pequenos pacientes do Gemelli de Roma. Como forma de proximidade e ajuda, o Papa Francisco anunciou, na última quarta-feira, 24, a doação de uma bicicleta elétrica, uma Piaggio de última geração, para ajudar o leilão. 

Padre Gianni Toni, assistente da seção de Roma e Lazio da Unitalsi, em entrevista ao Vatican News, afirma que, com esse presente, “o Papa Francisco também deu um apoio psicológico aos voluntários, disse-nos para recomeçarmos e fez isso nos dando um estímulo para voltarmos a caminhar, apoiando-nos. Para nós é como se dissesse ‘caminho com vocês’, e isso é muito importante”.

O sacerdote ressalta que, nesses meses, nunca pararam as atividades, já que os voluntários têm estado incessantemente próximos aos doentes de diferentes maneiras. Padre Gianni lembra as palavras do Papa: “Não há maior poder do que o serviço. Servir o irmão significa estar a seu lado, tornar humana a rotina do dia a dia.”

A presidente da Seção de Roma e Lazio da Unitalsi, Preziosa Terrinoni, afirmou: “O Santo Padre sempre esteve perto das crianças e, além de se entreter com elas cada vez que visitou a estrutura, alguns anos atrás também quis recebê-las em visita particular no Vaticano”. Nem mesmo o Papa jamais esqueceu daquele dia memorável passado junto às crianças da unidade de oncologia do Gemelli. De fato, nos últimos dias, “ele pensou nelas doando uma bicicleta elétrica de última geração”.

As crianças em peregrinação a Lourdes

O secretário particular do Papa, monsenhor Yoannis Lahzi Gaid, fez a intermediação e entregou o presente aos responsáveis da Seção de Roma e Lazio da Unitalsi para transformá-lo em um instrumento de solidariedade. De fato, a bicicleta elétrica será leiloada no portal da Unitalsi, onde foi criada uma página especial que explica as características técnicas da bicicleta e as modalidades para participar do leilão beneficente.

A renda será doada às crianças internadas no Policlínico Gemelli, de Roma, para dar aos pequenos a experiência da peregrinação, caracterizada pela amizade, fé e partilha.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo