Pastoral dos santuários

Santuário de Lourdes: Papa nomeia delegado para cuidado dos peregrinos

O anúncio foi dado no santuário francês pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

Da redação, com VaticanNews

O Papa Francisco nomeou o arcebispo auxiliar de Lille, Dom Antoine Hérouard, como delegado “ad nutum Sanctae Sedis” (ou seja, à disposição da Santa Sé) para o Santuário de Lourdes, na França. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 6, pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella. Este  dicastério recebeu, há dois anos, o encargo de valorizar a pastoral dos santuários.

A nomeação do Santo Padre está em sintonia com a decisão já tomada, em 2017, em relação a Medjugorje: o Papa Francisco toma particular cuidado com os peregrinos e deseja que os locais de devoção mariana se tornem “cada vez mais um lugar de oração e testemunho cristão que corresponda às necessidades do povo de Deus”.

É o que se lê na carta enviada pelo Pontífice ao arcebispo auxiliar de Lille, comunicando-lhe sobre a decisão do Santo Padre. A carta papal foi lida no pequeno centro dos Pirineus, local de uma das aparições marianas mais populares da história, diante dos capelães e responsáveis administrativos do santuário.

Cuidado pastoral e espiritual

Segundo a carta, Dom Fisichella desempenhou nos últimos meses a missão de “enviado especial” ao santuário que a cada ano recebe milhões de peregrinos provenientes de todas as partes do mundo.

“Depois das constatações” realizadas por Fisichella, o Papa escreveu: “Gostaria de entender quais outras formas o Santuário de Lourdes pode adotar, além das muitas já existentes, para se tornar cada vez mais um lugar de oração e testemunho cristão que corresponda às necessidades do Povo de Deus”.

O mandato de Dom Hérouard, que não deixará o seu cargo em Lillle, será limitado ao santuário. A diocese de Tarbes e Lourdes permanecerá aos cuidados de dom Nicolas Jean René Brouwet.

A nomeação do delegado não é a tempo determinado (como foi ao invés a de dom Hoser, em Medjugorje) e isso significa que, em suas intenções, não se trata de um cargo permanente, mas a tempo, destinado ao cuidado pastoral e espiritual dos peregrinos.

O Papa Francisco, que está muito interessado nesse cuidado, deseja acentuar a primazia espiritual com relação à tentação de enfatizar demais o aspecto gerencial e financeiro, e promover cada vez mais a devoção popular que é tradicional nos santuários.

Piedade popular

Na Exortação apostólica “Evangelii Gaudium”, o Papa escreveu que “na piedade popular, podemos assimilar a maneira com a qual a fé recebida foi encarnada numa cultura e continua sendo transmitida”.

Francisco continuou, citando o Documento de Aparecida que contém as conclusões da conferência do episcopado latino-americano, realizada no mais importante santuário mariano do Brasil.

Recordou “as riquezas que o Espírito Santo espalha na piedade popular com sua livre iniciativa”, afirmando que “caminhar juntos rumo aos santuários e participar de outras manifestações de piedade popular, levando consigo também os filhos ou convidando outras pessoas, é em si um ato de evangelização. Não limitamos e nem pretendemos controlar esta força missionária!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo