Pentecostes

Santuário de Fátima retomará missas com fiéis no próximo domingo

Para garantir a participação do maior número de pessoas em segurança, no estrito cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde, o Santuário irá concentrar a maioria das Missas do programa oficial na Basílica da Santíssima Trindade

Da Redação, com Santuário de Fátima

As celebrações com a presença de peregrinos no Santuário de Fátima serão retomadas no próximo domingo, 30. E para garantir a participação do maior número de pessoas em segurança, no estrito cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde, o Santuário irá concentrar a maioria das Missas do programa oficial na Basílica da Santíssima Trindade, de segunda a domingo, à exceção da missa das 11h, que, ao fim de semana – sábado e domingo –, até 26 de outubro, será sempre celebrada no Recinto de Oração. Ainda no domingo, a missa das 15h passará a ser celebrada também no Recinto de Oração.

Basílica da Santíssima Trindade concentrará maioria das Missas do programa oficial / Foto: Santuário de Fátima

A transferência das principais celebrações do programa oficial para a Basílica da Santíssima Trindade e para o Recinto de Oração obedeceu a um critério de responsabilidade que o Santuário tem vindo a adotar neste contexto de pandemia. Antes de serem suspensas as celebrações comunitárias com a presença de peregrinos, no passado dia 14 de março, o Santuário adotou um conjunto de medidas preventivas para evitar o contágio pela covid-19. Esta mesma preocupação está presente na escolha dos espaços onde decorrerão as celebrações a partir de agora, nesta fase de desconfinamento inicial.

As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas. De segunda a domingo, a Capelinha das Aparições acolherá o Terço às 12h; uma hora de reparação, entre as 14h e as 15h; o Terço às 18h30, com transmissão pelos órgãos de informação habituais – TV e Rádio Canção Nova, Rádio Sim e RR- e também no canal do Youtube do Santuário de Fátima e no Facebook do Santuário.

Atividades retomadas

O Santuário de Fátima tem retomado, gradualmente, a sua atividade, desde 4 de maio, com a reabertura dos espaços de atendimento, lojas e espaços litúrgicos para visita e oração. Os espaços museológicos reabriram no dia 19 de maio.

Para esta reabertura gradual, o Santuário de Fátima definiu estritas medidas de prevenção do contágio da Covid-19, com indicações e recomendações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória, distanciamento físico, monitorização dos sintomas e proteção individual, junto dos seus colaboradores e nos diversos espaços informativos ao peregrino de que dispõe.

Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. Nestes espaços, e durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da comunhão que continuará a ser dada na mão. Os peregrinos deverão respeitar todas as indicações dos acolhedores, nomeadamente, nas filas para a comunhão e na ocupação dos lugares sentados, dentro dos espaços de culto e oração. As capelas da Reconciliação e da Adoração mantém os horários habituais, devendo os peregrinos observarem todas as regras de distanciamento, etiqueta respiratória e higiene.

A Bênção dos Veículos também sofre uma mudança: a partir do dia 31 de maio, será feita semanalmente aos domingos, no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12h45 e 17h.

*Os horários citados são locais. Para o horário de Brasília, diminuir 4 horas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo