Cardeal Jaime Spengler presidiu a Santa Missa desta segunda-feira, 12; na homilia, o brasileiro recordou os conflitos no mundo e incentivou a promoção da paz
Da Redação, com Santuário de Fátima

Foto: Reprodução Santuário de Fátima
O Santuário de Fátima, em Portugal, recebeu 270 mil fiéis na Peregrinação Internacional Aniversária desta segunda-feira, 12. Durante a homilia, o presidente da celebração, Dom Jaime Spengler fez um apelo de paz pelo mundo e unidade entre os povos. “Precisamos do vinho da concórdia, do entendimento entre os povos, do perdão, da paz, da proximidade, da coragem de olharmos uns nos olhos dos outros e dizer: ‘Tu és meu irmão, tu és minha irmã’”, enfatizou.
Dom Jaime, que é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre (RS), frisou a imagem da Virgem Maria como inspiradora no seguimento de Cristo. “Ela é intercessora em favor de todos que buscam fazer próprios os sentimentos dele”, disse. Prosseguindo seu discurso, o cardeal apontou para a maternidade de Maria:
“Maria é mãe que gera, cuida, acompanha, orienta, corrige, incentiva! Por isso, a contemplamos e nos deixamos olhar por ela. Deixemo-nos guiar por ela; ouçamos o que ela continua a nos dizer: ‘façam tudo o que meu Filho vos disser!’ Mãe querida, nos acompanhe; olhe por nós”, desejou o brasileiro.
Por fim, o presidente da peregrinação pediu que a Mãe de Deus interceda pelo Papa Leão XIV. Ele também convidou os peregrinos a recitar a invocação “Salve-Rainha”.
A Celebração da Palavra foi concelebrada pelo Cardeal António Marto, Dom José Ornelas, mais 18 bispos e 171 presbíteros. Ela foi iniciada com um trecho das Memórias da Irmã Lúcia, que recordava a aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos na Cova da Iria, em maio de 1917.
No início da Santa Missa, a nova cruz do presbitério da Capelinha das Aparições foi abençoada por Dom Jaime Spengler.