5 de agosto

Santuário de Fátima destaca expectativa para receber o Papa Francisco

Por vontade do Papa Francisco, no programa oficial da visita a Lisboa, consta um deslocamento a Fátima, marcado para o dia 5 de agosto

Da redação, com Santuário de Fátima

Papa Francisco visitou o Santuário de Fátima em maio de 2017 / Foto: Arquivo Santuário de Fátima

O Bispo de Leiria-Fátima e o Reitor do Santuário acolhem “com alegria” o retorno do Papa Francisco à Cova da Iria, marcada para o dia 5 de agosto. A visita acontece no âmbito da viagem do Pontífice a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa.

“Temos a alegria de vos comunicar que teremos o Papa entre nós aqui em Fátima a 5 de agosto. Como me disse pessoalmente, vem para rezar a Senhora de Fátima. Disse-me, aliás, que já é tradição que numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as jornadas”, afirma o bispo da diocese de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas Carvalho.

O bispo fez a declaração em vídeo divulgado pela Sala de Imprensa do Santuário, depois da Santa Sé ter anunciado nesta segunda-feira, 22, o programa da visita do Santo Padre a Portugal, que se realiza de 2 a 6 de agosto.

“Entre nós virá para rezar e rezar conosco. O motivo da sua vinda é a oração”, disse Dom Carvalho.

Assista a declaração do bispo de Leiria-Fátima

Também o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, sublinha a “grande alegria” que é acolher Francisco novamente neste lugar das aparições de Nossa Senhora a três crianças, duas delas canonizadas em 2017.

Em vídeo divulgado pelo Santuário, padre Carlos recorda que a mensagem de Fátima está ligada ao Papa e à oração pelo Papa. “Por isso, poder acolhê-lo de novo, para rezar com ele e por ele é para nós motivo de grande contentamento e, por isso, é essa alegria que expressamos”, refere o responsável pelo Santuário.

“Esperamos que todos os peregrinos que aqui estarão para o acolher também vivam aqui essa grande alegria de estar de novo com o Papa”, diz o sacerdote.

Assista ao vídeo do reitor do Santuário de Fátima

É a primeira vez que um Papa se desloca à Cova da Iria fora de uma peregrinação internacional aniversária de maio. Francisco esteve na Cova da Iria em maio de 2017.

O primeiro Papa a deslocar-se a Fátima foi Paulo VI em 1967; João Paulo II, promotor da Jornada Mundial da Juventude, deslocou-se a Fátima como peregrino três vezes, a primeira das quais em 1982, um ano depois do atentado que sofreu na praça de São Pedro. O papa polaco entendeu a sua salvação como um milagre e no ano seguinte ao atentado veio agradecer a Nossa Senhora de Fátima. Regressaria à Cova da Iria em 1991 e depois em 2000, por ocasião da beatificação de Francisco e Jacinta Marto.

Bento XVI deslocou-se a Fátima em 2010, inaugurando o ciclo comemorativo do Centenário das Aparições.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo