Processo de beatificação

Apresentado, em Roma, documento com virtudes heroicas da Irmã Lúcia

Processo de beatificação da Irmã Lúcia dá mais um passo com a apresentação do documento com virtudes heroicas da Serva de Deus

Da Redação, com Santuário de Fátima

Irmã Lúcia está em processo de beatificação/Foto: Arquivo do Santuário de Fátima

O processo de beatificação da Irmã Lúcia, uma das três videntes de Fátima, deu mais um passo. Nesta quinta-feira, 13, a postulação da Causa entregou, no Dicastério para as Causas dos Santos, em Roma, a Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis. Este é o documento com as virtudes heroicas da Serva de Deus Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, se alegra com mais este passo no processo, tão desejado por Fátima e seus peregrinos. Ele ressalta o fato de que Lúcia, carmelita, é considerada a primeira peregrina da Cova da Iria. Ao final da Peregrinação de outubro, a notícia será partilhada aos peregrinos.

“Que os peregrinos de Nossa Senhora de Fátima se deixem iluminar pelo seu exemplo de fidelidade à vontade de Deus, confiando na sua intercessão, tal como o fizeram desde o início das aparições”, afirma o sacerdote.

No ato de entrega da Positio, em Roma, estiveram presentes o Prefeito do Dicastério, Cardeal Marcello Semeraro; o Postulador Geral, padre Marco Chiesa, ocd; a vice-postuladora, Irmã Ângela de Fátima Coelho, asm; o relator, Monsenhor Maurizio Tagliaferri e a colaboradora da Causa, Irmã Filipa Pereira, asm.

Registro da entrega do documento em Roma / Foto: Santuário de Fátima

Marco na fase romana do processo

A entrega da Positio é um momento importante no processo de Beatificação e Canonização da Serva de Deus, na sua fase romana. Este volume contém: a biografia da Irmã Lúcia, feita a partir dos documentos recolhidos na fase diocesana do processo (que ocorreu na Diocese de Coimbra entre 2008-2017); a Informatio, que descreve as virtudes vividas pela religiosa e o elenco dos depoimentos das testemunhas, o seu diário e outros documentos inéditos, considerados relevantes no processo.

O documento será lido por um conjunto de nove teólogos que emitirão o seu parecer, no Congresso dos Consultores Teólogos. Este Congresso procederá à elaboração da Relação final, que resume o itinerário interior de Lúcia, as características e traços da sua santidade e os elementos necessários para que se possa afirmar que praticou as virtudes em grau heroico.

A Relação final será, seguidamente, levada à Sessão Ordinária dos Bispos e Cardeais membros do Dicastério para as Causas dos Santos, onde um bispo ou cardeal, nomeado pelo Prefeito como Ponente, preparará o voto escrito da Sessão. Este voto será, então, apresentado ao Santo Padre em audiência, que decidirá sobre a promulgação do Decreto sobre as Virtudes Heroicas. A partir desse momento, a Irmã Lúcia deixará de ser considerada Serva de Deus e passará a ser designada como Venerável.

Para as etapas de beatificação e canonização é necessário, ainda, a aprovação do respectivo milagre. Prevê-se um longo percurso até à tão desejada beatificação e canonização.

Sobre a causa de beatificação de Irmã Lúcia

Cada processo de canonização é composto por uma fase diocesana e outra romana.

A parte inicial da causa de canonização da Irmã Lúcia começou em 2008, três anos após a sua morte. Na época, o então Papa Bento XVI, hoje Papa Emérito, concedeu uma dispensa em relação ao período de espera estipulado pelo Direito Canônico (cinco anos).

A fase diocesana da causa de Irmã Lúcia de Jesus (1907-2005) terminou em 13 de fevereiro de 2017. Nesta data, passou para a competência direta da Santa Sé e do Papa.

A irmã Lúcia de Jesus (1907-2005) viveu 57 anos de vida carmelita e se encontra sepultada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, desde 2006.

Veja, abaixo, como funciona um processo de canonização:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo