Nota informativa sobre as relações diplomáticas da Santa Sé foi divulgada hoje, dia do encontro do Papa com os embaixadores
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
A Santa Sé mantém relações diplomáticas com 183 países, mais a União Europeia e a Ordem Soberana Militar de Malta. No total, são 88 as embaixadas com sede em Roma. O escritórios da liga dos Estados Árabes também têm sede em Roma. E além dele, os escritórios da Organização Internacional para as Migrações e do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.
A nota informativa com o balanço foi divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé nesta segunda-feira, 8. Nesse mesmo dia, o Papa Francisco teve o tradicional encontro com o corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé. Nessa ocasião, o Papa analisa a atual conjuntura sociopolítica mundial. Ele também deixa suas felicitações aos países com os quais a Santa Sé mantém relações diplomáticas.
Ratificações de acordos em 2020
Em 12 de outubro de 2020, foi assinado o sétimo Acordo Adicional entre a Santa Sé e a República Austríaca à Convenção para o Regulamento das Relações Patrimoniais, de 23 de junho de 1960.
Além desse, foram ratificados outros acordos no ano passado. Em 17 de janeiro, o Acordo-Quadro entre a Santa Sé e a República Democrática do Congo, assinado em 20 de maio de 2016. Em 7 de setembro, o Acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica em Burkina Faso, assinado em 12 de julho de 2019.
Em 17 de junho, a Santa Sé ratificou, em nome e por conta do Estado da Cidade do Vaticano, a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio. A Santa Sé havia aderido a essa emenda em 5 de maio de 2008.
Por fim, em 22 de outubro, a Santa Sé e a República Popular da China concordaram em prorrogar, por mais dois anos, a validade do Acordo Provisório sobre a Nomeação de Bispos na China. O acordo foi assinado em Pequim em 2018.