Nota oficial

Papa participa do funeral do seu médico, Dr. Soccorsi

Dr. Soccorsi morreu aos 78 anos no dia 9 de janeiro devido a complicações com a Covid-19

Vatican News

Funeral do dr. Fabrizio Soccorsi, médico pessoal do Papa Francisco / Foto: Vatican Media

Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé informa que na tarde desta terça-feira, 26, o Papa Francisco foi até à igreja de Maria Rainha da Família no prédio do Governatorato, dentro do Vaticano, para o funeral do seu médico pessoal, Prof. Fabrizio Soccorsi, celebrado pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

O Dr. Soccorsi morreu aos 78 anos no dia 9 de janeiro. Ele estava internado no Hospital Gemelli por causa de uma patologia oncológica e a morte ocorreu devido a complicações com a Covid-19.

O Pontífice escolheu o Dr. Soccorsi para ser seu médico pessoal em 2015. Em junho de 2017, foi profundamente afetado pela morte de sua filha Cristiana, que morreu prematuramente após uma longa doença.

Diante das circunstâncias, um mês antes, por ocasião da viagem do Papa ao Santuário de Fátima, Francisco fez questão que o Dr. Soccorsi estivesse ao seu lado no momento de depositar buquês de rosas brancas diante da imagem de Nossa Senhora.

Funeral do dr. Fabrizio Soccorsi, médico pessoal do Papa Francisco / Foto: Vatican Media

Nascido em 2 de fevereiro de 1942, em Roma, Dr. Soccorsi formou-se em medicina e cirurgia na Universidade “La Sapienza” em 1968. Desenvolveu uma ampla atividade no âmbito médico e acadêmico, chegando a ocupar os cargos de chefe do Departamento de Hepatologia e diretor do Departamento de Doenças Hepáticas e do Departamento de Medicina Interna do Hospital São Camilo Forlanini de Roma.

Lecionou imunologia na escola médica hospitalar de Roma e da Região do Lácio, ministrou cursos de atualização em patologias do fígado no hospital São Camilo e ocupou a cadeira de medicina clínica e farmacologia na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade “La Sapienza”.

Também desenvolveu várias colaborações e consultorias no setor público, com mais de uma centena de publicações e contribuições científicas. Também foi consultor da Diretoria de Saúde e Higiene do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e especialista do conselho médico da Congregação das Causas dos Santos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo