Diplomacia

Santa Sé e Argélia completam 50 anos de relações diplomáticas

Secretário para as Relações com Estados e Organizações Internacionais visita a Argélia, onde se reúne com as autoridades civis e religiosas e visita os lugares significativos 

Da Redação com Vatican News

Foto: Daniel Ibanez – CNA

O secretário para as Relações com Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher, iniciou nesta terça-feira, 25, uma visita à Argélia por ocasião do 50º aniversário do início das Relações Diplomáticas da Santa Sé com o país norte-africano.

De acordo com o programa, divulgado pela conta oficial da Secretaria de Estado @TerzaLoggia, o primeiro compromisso de Dom Gallagher é uma visita ao Monumento dos Mártires, em Argel. O local recorda as vítimas durante a guerra de libertação. Segue-se um encontro com o Ministro do Interior, Brahim Merad, e com o Ministro dos Assuntos Religiosos, Youcef Belmehdi. 

O arcebispo se reúne, em seguida, com o reitor da Grande Mesquita da Argélia, Mohamed Mamoune El Kacimi El Hassini. O primeiro dia da visita se encerra com uma conversa com o presidente da República da Argélia, Abdelmajid Tebboune.

Na quarta-feira, 26, o dia será aberto com uma visita ao Mosteiro de Tibhirine, local do martírio dos monges trapistas entre 1994 e 1996, beatificados em 2018, em Orã. 

Logo depois, Dom Gallagher se reunirá com o Corpo diplomático e as autoridades civis e, a seguir, com a Igreja local. Depois, retornará a Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo