Santa Sé

Vaticano adere aos acordos da ONU e de Paris sobre clima

A Santa Sé apresentou hoje ao Secretariado das Nações Unidas sua adesão à Convenção-Quadro das Nações Unidas de 1992 e ao Acordo de Paris assinado em 2015

Da Redação, com Vatican News

Santa Sé / Foto: Arquivo

No dia da festa de São Francisco de Assis, que, além do nome, inspirou o Papa por seu compromisso com o cuidado da Casa Comum, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, anunciou que a Santa Sé, em nome do Estado da Cidade do Vaticano, aderiu à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), adotada em 1992, e ao Acordo de Paris, assinado em 2015.

Segundo Parolin, “neste momento particular, marcado por conflitos cada vez mais preocupantes, que comprometem o multilateralismo, é necessário consolidar nossos esforços em prol da ecologia integral. Uma questão que, como as mudanças climáticas, corre o risco de ser ofuscada”.

Apelo do Papa aos líderes religiosos e cientistas

Parolin falou nesta tarde no encontro “Cuidado da casa comum”, organizado pela Secretaria de Estado, em colaboração com as Pontifícias Academias de Ciências e Ciências Sociais, na Casina Pio IV. Um importante momento de reflexão e partilha (online e presencial) que aconteceu também em vista da Cop27 em Sharm el-Sheikh de 6 a 18 de novembro. Mas, sobretudo, aconteceu no primeiro aniversário do evento “Fé e ciência: rumo à COP26” que, realizado no Palácio Apostólico em 4 de outubro de 2021, viu numerosos líderes religiosos e cientistas, de tradições e campos científicos, assinarem junto com ao Papa um apelo para passar com decisão e convicção da “cultura do descartável” para uma “cultura do cuidado” com o planeta.

Parolin: é necessária colaboração em vários níveis

Nesta esteira, hoje, portanto, um novo passo à frente: “Com a adesão da Santa Sé, a UNFCCC quase alcança sua universalização com 198 estados”, começou o secretário de Estado. A concretização deste objetivo é fruto de “um longo processo de estudo e análise” com o Governatorato e de “colaboração” com os Departamentos da Cúria Romana, como foi o caso da redação da Laudato si’.

A encíclica social de Francisco foi citada várias vezes pelos vários convidados, a começar por Parolin, que recordou como o documento apela a uma colaboração “em diferentes níveis” entre “disciplinas”, “países”, “diferentes componentes da comunidade internacional (Estados, organizações, autoridades locais, setor privado, cientistas, sociedade civil) “e, sobretudo, colaboração entre gerações”. Porque “quando falamos em cuidar da casa comum devemos nos preocupar” com aqueles que vão habitar o mundo.

Zero emissões até 2050

É com este olhar para o futuro que o Papa, recordou Parolin, assegurou o compromisso do Estado da Cidade do Vaticano de reduzir a zero as emissões antes de 2050 e, ao mesmo tempo, promover “uma educação em ecologia integral” que possa estimular “novos estilos de vida, baseados no desenvolvimento e sustentabilidade, fraternidade e cooperação entre o ser humano e o meio ambiente”.

Conversão e decisões que não podem ser adiadas

“A chamada crise socioecológica é um momento propício para nossa conversão e para decisões que não podem mais ser adiadas”, comentou o secretário de Estado. A ciência é clara: “Há cada vez menos tempo para aliviar o efeito da mudança climática e se adaptar a ela”. O impacto é “profundo” e não diz respeito apenas à natureza, mas também à economia e à sociedade.

Czerny: novos projetos de combustíveis fósseis imprudentes

Um alarme também foi levantado pelo cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral: “A situação global é mais desesperadora do que há sete anos. Apesar do Acordo de Paris, a meta de aumento de temperatura de apenas 1,5°C é praticamente inatingível; o planeta já está 1,2°C mais quente. No entanto, muitos novos projetos de combustíveis fósseis estão sendo lançados de forma imprudente, contrariando o apelo da Agência Internacional de Energia “.

Laudato Sì inspira pessoas de boa vontade

Neste cenário, Czerny vislumbra uma luz que é, precisamente, Laudato si’, que, 7 anos após a sua publicação, “continua a inspirar e guiar pessoas de boa vontade para uma abordagem ecológica cada vez mais integral”. Por sua vez, o Departamento de Desenvolvimento Integral “apóia todos os esforços para conectar, coletar e compartilhar as vozes da sociedade civil”, assegurou o prefeito. Um exemplo disso é a Plataforma de Ação Laudato Si ‘que atualmente reúne mais de 6.000 participantes, entre escolas, famílias, comunidades religiosas na América, Europa, Ásia e África.

Vérgez: projetos ambientais no Estado da Cidade do Vaticano

No Estado da Cidade do Vaticano, existem “numerosos projetos ambientais planejados e organizados” para atingir os objetivos da encíclica. Para enumerá-los, o novo cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato, que falou de procedimentos de coleta seletiva nas direções e escritórios (resíduos orgânicos e especiais, metais, plásticos, pilhas), para racionalização de recursos, ou nova irrigação e técnicas de irrigação para economia de água. Outras intervenções dizem respeito ao controle energético, à redução das emissões de dióxido de carbono, à instalação de painéis solares, à implementação de sistemas de domótica que, por exemplo, na ausência de pessoal, desligam a iluminação. “O nosso – disse Vérgez – é um esforço coletivo para o qual todos são chamados a contribuir para mudar os estilos de vida, convictos de que o clima é um bem comum de todos e para todos”.

Gallagher: Ou ganhamos juntos ou perdemos juntos

Durante o evento, foi exibido um vídeo feito pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, com depoimentos dos cinco continentes. As conclusões foram confiadas ao Monsenhor Gallagher, moderador do encontro, que explicou as razões pelas quais a Santa Sé decidiu aderir à Convenção-Quadro e ao Acordo de Paris: em primeiro lugar, “coerência com o ensinamento social da Igreja sobre ecologia”, depois o desejo de “fortalecer o multilateralismo na atual situação crítica”.

“Ou ganhamos juntos ou perdemos juntos”, disse o arcebispo, frisando que o caminho para os objetivos do Acordo de Paris “é longo” e ainda há muito a ser feito por questões como os migrantes climáticos que carecem de proteção internacional. A esperança é que a COP27 leve a “aliviar perdas e danos, conforme solicitado por muitos países em desenvolvimento”. “É uma questão de justiça e igualdade que terá consequências em todos os países”, disse Gallagher. “Precisamos acabar com a cultura do descartável que domina nossas sociedades e é tão obviamente insustentável”.

Evitando uma catástrofe global

Por meio do Zoom, durante o encontro – aberto pelo cardeal Peter Turkson e Joachim von Braun, respectivamente chanceler e presidente das Pontifícias Academias – intervieram os ministros de Fiji, Senegal e Munique. Também conectado está Simon Stiell, secretário executivo da Secretaria de Mudanças Climáticas da ONU, que agradeceu à Santa Sé pelo ato “corajoso” de hoje. Medidas como essa são necessárias, disse ele, para “implementar mudanças transformadoras e evitar uma catástrofe global” que “mudará nosso clima, nosso mundo e nossas vidas. Para pior, para sempre”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo