Em diálogo inter-religioso, Santa Sé enviou mensagem aos budistas, que comemoram a festa do Vesak (nascimento, morte e iluminação de Buda)
Da Redação com Vatican News
A Santa Sé, como de costume, prezando o diálogo inter-religioso, enviou sua mensagem aos budistas que comemoraram a festa do Vesak. Ela é de celebração do nascimento, morte e iluminação de Buda.
A mensagem entregue pelo cardeal Miguel Angel Ayuso Guixot, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, tratou de resiliência, num momento em que a própria humanidade enfrenta diversas crises e rompimentos: a persistência da epidemia do Covid-19, os desastres naturais e conflitos armados.
“Como budistas e cristãos, nosso senso de responsabilidade religiosa e moral deve nos motivar a apoiar a humanidade em sua busca de reconciliação e resiliência.”
Valores transcendentes
De formas diferentes, Jesus e Buda orientam os seus seguidores a valores transcendentes. “O Evangelho jamais sugere a violência como resposta”, lembra o cardeal.
“Estamos convencidos de que a esperança nos salva do desencorajamento. (…) Trabalhemos juntos por um amanhã melhor”, conclui o cardeal. O purpurado fez votos de que a celebração do Vesak mantenha viva a esperança e gere ações de acolhimento e respostas às adversidades causadas pelas crises atuais.