Como esperado, em julho deste ano, o Cardeal Artime deixou a função; padre Stefano Martoglio, que era vigário do Reitor-Mor, é quem ficará no governo da congregação até fevereiro
Julia Beck
Da redação, com Boletim Salesiano
A Congregação Salesiana definirá, em seu 29º Capítulo Geral (CG), previsto para começar em 16 de fevereiro de 2025, seu próximo Reitor-Mor. Até julho deste ano, a função era ocupada pelo Cardeal Ángel Fernández Artime. A partir deste mês, provisoriamente, o vigário dos salesianos, padre Stefano Martoglio, é quem assumirá ‘ad interim’ o governo da congregação.
A saída de Artime já era esperada. Após o anúncio do Papa Francisco, em julho de 2023, que o até então sacerdote seria criado cardeal – notícia “inesperada” de acordo com o mesmo – uma carta foi enviada à congregação e à Família Salesiana comentando os desdobramentos. No texto, o agora cardeal falou sobre o futuro do governo da congregação.
Em um encontro com o Santo Padre, no Vaticano, foi estabelecido que Artime continuaria sendo Reitor-Mor durante mais um ano, mesmo após ser criado cardeal. Na mesma ocasião, o Pontífice pediu que fosse antecipado em um ano o Capítulo Geral. O purpurado apresentou a sua renúncia ao governo da congregação em 31 de julho de 2024.
Em seu primeiro artigo, enquanto Reitor-Mor, aos leitores do “Boletim Salesiano”, padre Stefano Martoglio deu graças a Deus pelo trabalho realizado pelo Cardeal Artime durante os 10 anos de serviço à Congregação e à Família Salesiana.
“Nós o levamos no coração e o acompanhamos com oração reconhecida, pelo bem que nos fez, porque o tempo não diminui, e sim reforça o reconhecimento”, escreveu.
Atribuições
O presbítero afirmou que já era previsto, em sua atribuição, que deveria suprir o Reitor-Mor em caso de necessidade. “Assim será, até o próximo Capítulo Geral”, frisou. Ele recordou que as Constituições Salesianas afirmam, de modo mais canônico e articulado, que ele permanecerá no seu serviço de vigário nos próximos seis meses, conduzindo a Congregação ao Capítulo Geral de 2025.
“Peço a vocês, desde já, orações e a invocação ao Espírito Santo para sermos fiéis ao Senhor Jesus Cristo, com o coração de Dom Bosco”, rogou.
Quem é padre Stefano Martoglio
Padre Martoglio nasceu em Turim, na Itália, e foi aluno salesiano. Sempre fez parte da Inspetoria salesiana do Piemonte Valle d’Aosta, até quando, no 27º CG, foi pedido que ele coordenasse a Região Mediterrânea (todas as obras salesianas à volta do Mar Mediterrâneo, em três continentes que o circundam, incluindo também Portugal e algumas áreas do leste da Europa).
No 28º CG, ele foi convidado a ocupar a função de vigário do Reitor-Mor. “Dez anos ao lado do padre Ángel, aprendendo nestes anos a sentir o coração do mundo, para uma Congregação que está verdadeiramente difundida em toda a Terra”, contou.
Futuro dos Salesianos
O serviço do atual Reitor-Mor, nestes próximos meses, até fevereiro de 2025, é, portanto, acompanhar a Congregação até o próximo Capítulo Geral, que será celebrado em Turim-Valdocco a partir de 16 de fevereiro.
“O Capítulo Geral é o momento mais alto e importante da vida da Congregação, em que se reúnem os representantes de todas as Inspetorias da Congregação (estamos falando de mais de 250 irmãos) essencialmente para três coisas: conhecer-se, rezar e refletir para ‘pensar o presente e o futuro da Congregação’ e eleger o próximo Reitor-Mor e todo o seu Conselho”, sublinhou.
O tema do encontro será: “Apaixonados por Jesus Cristo e dedicados aos jovens”. A frase foi uma indicação do Cardeal Artime e visa a reflexão de três aspectos diferentes e complementares: a centralidade de Cristo na vida pessoal de cada salesiano, a consagração religiosa; a dimensão da vocação comunitária, na fraternidade e na corresponsabilidade laical a que é confiada a missão; e os aspectos institucionais da Congregação, a avaliação da animação e do governo no acompanhamento da Congregação.
Futuro do Cardeal Artime
Após sua saída do governo da Congregação Salesiana, Cardeal Artime assumirá as funções que lhe serão confiadas pelo Papa Francisco. O antigo Reitor-Mor pediu aos salesianos e à Família Salesiana que intensifique as orações pelo Papa e também por ele – que em breve desenvolverá um novo serviço na Igreja.