‘‘DOM BOSCO ENTRE NÓS’’

Reitor-Mor dos Salesianos visitará Inspetoria da Congregação no Nordeste

Cardeal Ángel Fernández Artime passará por Recife (PE) e Juazeiro do Norte (CE) entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro para atividades com a comunidade salesiana local

Da Redação, com Vatican News

Foto: Reprodução Inspetoria São Luiz Gonzaga

Entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, o Reitor-Mor dos Salesianos, Cardeal Ángel Fernández Artime, visitará a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, em Recife (PE). Com o tema “Dom Bosco entre nós”, a visita engloba a celebração da memória do fundador da Congregação Salesiana, a dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus em Juazeiro do Norte (CE) e a declaração do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista como Salesiano Cooperador.

Dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus

A Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto tem sua construção prometida desde 1899, quando uma seca severa atingiu a região. Então, Padre Cícero, junto a outros sacerdotes, fez uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus, pedindo chuvas e prometendo a construção de uma igreja, como forma de agradecimento.

Com a vinda das chuvas, o sacerdote iniciou a construção da capela com ajuda da comunidade, mas ela foi interrompida duas vezes. Nas ruínas da segunda construção, foi erguida uma estátua do Padre Cícero. Anos depois, com a chegada dos salesianos à região (por intermédio do religioso, que faleceu quatro anos antes), foi construído embaixo, na cidade, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Na placa de inauguração, registrou-se que o templo foi construído em cumprimento da promessa feita anteriormente.

Contudo, com o aumento do número de peregrinos que visitavam o Horto onde fica a estátua, foi verificada a necessidade da ereção de uma igreja também no Horto. Por duas décadas, estendeu-se a construção da igreja, que será dedicada no dia 03 de fevereiro.

Programação da visita

O cardeal Artime chegará à capital pernambucana na noite da segunda-feira, 29. Seu primeiro compromisso será a celebração das Primeiras Vésperas da Solenidade de São João Bosco, a partir das 17h30 da terça-feira, 30, na Basílica do Sagrado Coração.

Já na quarta-feira, 31, o Reitor-Mor acompanhará a primeira profissão religiosa dos noviços às 10h na Colônia Salesiana de Jaboatão dos Guararapes (PE). De volta ao Recife, ele abençoará a nova Casa dos Idosos a partir das 14h30, e às 18h, irá jantar com o arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, na Casa Inspetorial.

Na quinta-feira, 1º de fevereiro, o cardeal partirá para Juazeiro do Norte. Às 9h, celebrará uma Missa na Igreja do Horto, e às 16h, concederá uma entrevista coletiva no auditório do Colégio Salesiano São João Bosco.

No dia seguinte, 2, Artime fará uma visita à Casa-Museu do Padre Cícero às 10h. Ao meio-dia, haverá a Bênção do Chapéu na Basílica das Dores. Já no fim da tarde, às 17h, acontecerá a procissão e o encerramento da Romaria das Candeias, na Praça dos Romeiros.

Padre Cícero, Salesiano Colaborador

O ápice da visita acontecerá no sábado, 3, quando o cardeal presidirá a Celebração Eucarística a partir das 18h, com a dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus e a declaração do Servo de Deus Padre Cícero como Salesiano Colaborador Póstumo. Mais cedo, no mesmo dia, haverá o encontro e a festa da comunidade inspetorial, às 9h, e a Adoração Eucarística, às 15h.

Por fim, no domingo, 4, o Reitor-Mor se reunirá, a partir das 10h, com inspetores e coordenadores da Família Salesiana (dentre eles o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira). Às 18h, ele participará do Encontrão Inspetorial da Juventude.

Às 17h, acontecerá a Adoração Eucarística, e às 19h, o Cardeal Artime presidirá a Missa em que terá lugar a profissão religiosa perpétua na Igreja do Senhor Bom Jesus. Após a celebração, haverá o jantar e um momento cultural no Colégio Salesiano São João Bosco. A visita do Reitor-Mor se encerra na segunda-feira, 5, com o voo de volta.

O Jornalismo do Sistema Canção Nova de Comunicação realizará a cobertura dos principais momentos da visita do Cardeal Artime ao Nordeste Salesiano, pela internet, rádio e televisão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo