REDE SALESIANA BRASIL

Encontro Nacional dos Salesianos reflete atuação em favor das juventudes

Evento realizado em Aparecida (SP) de 28 a 30 de agosto reúne lideranças de inspetorias e colaboradores salesianos para ouvir e falar sobre as juventudes do país

Gabriel Fontana
Da Redação, com colaboração de Jennifer Silva

Foto: jcomp via Freepik

O Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado em Aparecida (SP), recebe, a partir desta segunda-feira, 28, o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento se estende até a próxima quarta-feira, 30, e reúne mais de 400 educadores das congregações dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora.

Todos estão reunidos com um mesmo objetivo: refletir sobre a atuação salesiana em favor das juventudes no país. O Encontro tem como tema “Onde estão as juventudes? Vinde e vede”, e o lema que orienta as atividades é “sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”.

Participam do evento as lideranças das dez inspetorias que formam a RSB, além de diretores, gestores e colaboradores das presenças salesianas de todo o Brasil. Este é o primeiro encontro com representantes de diferentes áreas da atuação salesiana em território nacional.

Refletir sobre as juventudes

O diretor executivo da RSB, padre Nivaldo Luiz Pessinatti, indica que reunir-se enquanto rede para refletir e aprofundar a realidade juvenil dos vários grupos de juventude de forma mais atenta e profissional é importante para ofertar uma contribuição adequada com a pedagogia e a espiritualidade salesiana, no “sacramento da presença”.

Leia mais
.: Salesianos de Dom Bosco completam 140 anos de presença no Brasil

.: Nomeado cardeal, Reitor-Mor diz como fica seu serviço com os salesianos

“Estar junto com os jovens é uma prerrogativa nossa, é uma característica da proposta salesiana. Mas estar ao lado deles de forma propositiva, companheira, confrontando as realidades baseado no conhecimento da realidade deles, para sermos melhores pastores e educadores”, declara o padre Pessinatti.

Dessa forma, para o diretor executivo, o carisma salesiano pode colaborar com a juventude, oferecendo uma expectativa de futuro e de presente baseado nos valores dos jovens, confiando no seu protagonismo e seu potencial. “O jovem é o nosso companheiro, nosso destinatário, é o nosso lugar onde encontramos Deus”, expressa o sacerdote.

O carisma salesiano a serviço das juventudes

Em relação a esse carisma, a também diretora executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, comenta que o foco está na educação e na evangelização das juventudes. Ela também fala das dificuldades enfrentadas pela educação no país, agravadas após a pandemia de Covid-19.

“Ao conversar com os jovens, escuto, com frequência, o medo e a insegurança que eles têm em relação ao futuro e que aparecem nos sintomas de ansiedade e depressão. Na maioria das vezes, está ligada à falta de perspectiva de poder escolher uma profissão, ou de conseguir um bom emprego por não se sentirem preparados”, relata a Ir. Silvia.

Diante deste cenário, haverá, a análise das tendências e oportunidades para o trabalho com os jovens a partir do estudo do Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana e do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil. Também são promovidas oficinas temáticas, sobre temas como o habitar as redes sociais, a participação social e política e o cuidado com a casa comum.

“Temos que nos aproximar das juventudes, e aqui já podemos dizer que abrimos um leque de desafios, pois ao falar juventudes, já assumimos que temos que respeitar a diversidade. Cada pessoa é única, mesmo trazendo os traços de um tempo social, carrega também a sua individualidade enquanto identidade.. (…) Queremos sair deste encontro com ações concretas para reforçar nossas presenças salesianas para serem espaços de acolhida, de escuta e de acompanhamento”, frisa a diretora executiva da RSB.

Como gesto concreto, durante o evento, acontecerá a elaboração de propostas a nível inspetorial e nacional e a publicação de um Manifesto às juventudes, a fim de inspirar a continuidade das reflexões e um compromisso de atender aos anseios das juventudes contemporâneas.

Aproximar-se do transcendente

O Encontro recebe, entre outros nomes importantes, o Conselheiro para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, padre Miguel Ángel García, um membro da equipe internacional da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, a Irmã Ivone Goulart Lopes, e o bispo de Valença (RJ) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Nelson Francelino Ferreira.

Dom Nelson Francelino / Foto: Daniel Xavier

O bispo cita que, ao exercer sua gestão no quadriênio 2019-2023, teve a pandemia de Covid-19 como o maior obstáculo. Além da dimensão educacional citada pela Ir. Silvia, Dom Francelino explica que a crise sanitária atingiu a juventude em um sentido clínico e existencial, afetando a dimensão afetiva e religiosa. Por outro lado, essa realidade levou os jovens a se questionarem sobre o transcendente, tocando naquilo que é próprio da religião.

“Diante de todas estas dificuldades sociais, políticas, sanitárias e existenciais, nós abrimos um bom caminho para se pensar também na transcendência, nas virtudes, num projeto de vida que consiga recolocar todas essas coisas em seus devidos lugares sem conflitar com a dimensão religiosa”, afirma o ex-presidente da Comissão para a Juventude.

A contribuição da RSB

Ele também exprime como foi e é necessário preparar a juventude para se aproximar dos jovens excluídos, descartados, sofridos, angustiados, deprimidos, levando uma semente de esperança por meio da transformação. Da mesma forma, Dom Francelino diz que a RSB, por meio dos professores, religiosos e leigos comprometidos com o carisma de Dom Bosco espalhados pelo país, busca essa juventude machucada para transformá-la e devolver a ela a capacidade de sonhar.

“A Rede Salesiana promove esse encontro de grande oportunidade, de grande propósito para estar não em um trabalho isolado, mas conectado, perto, presente, dando a sua contribuição dentro da perspectiva desse projeto criado a partir e com as juventudes”, manifesta o bispo de Valença (RJ).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo