25 de janeiro

Romaria pela Ecologia Integral recorda 2 anos da tragédia de Brumadinho

Com o tema “Do luto à luta”, romaria conta em sua programação com o lançamento do Pacto dos Atingidos, celebração de missa, vigília, webinário e sarau virtual

Da redação, com RENSER

Cerca de 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério foram despejados na cidade após rompimento da barragem/ Foto: Ederaldo Paulini – Canção Nova

Dois anos após o rompimento da barragem no Córrego do Feijão em Brumadinho (MG) – tragédia que deixou 272 mortos, soterrou casas e plantações, destruiu a fauna e a flora, além de contaminar a bacia do Rio Paraopeba, será realizada a II Romaria pela Ecologia Integral na Arquidiocese de Belo Horizonte.

A romaria, que é organizada pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), da Arquidiocese de Belo Horizonte, junto às pastorais e movimentos sociais, assessorias técnicas independentes, ONG’s e outras entidades da sociedade civil organizada, terá atividades entre os dias 18 e 25 de janeiro, data que marca os dois anos da tragédia em Brumadinho.

Com o tema “Do luto à luta”, a programação conta com o lançamento do Pacto dos Atingidos, projeções no Córrego do Feijão, celebração de missa, vigília, realização de webinário e sarau virtual.

Leia mais
.: 25 de janeiro: luto e luta marcam um ano da tragédia em Brumadinho

Respeitando o distanciamento social, as atividades da romaria serão prioritariamente realizadas de maneira virtual, enquanto as atividades presenciais serão restritas aos familiares das vítimas do rompimento da barragem no Córrego do Feijão.

“Romaria nos lembra a condição de peregrinos, do povo de Deus que está a caminho, construindo a liberdade, buscando paz e justiça social. Neste sentido, a Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho reforça a memória das 272 pessoas e, mais recentemente, de mais um irmão nosso, que também morreu soterrado por esse crime”, afirmou Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a RENSER.

O bispo destaca que a romaria é uma denúncia, uma exigência para que a reparação seja feita e para que a esperança de semear, lutar e buscar uma Ecologia Integral seja possível.

O conceito de Ecologia Integral permeia toda a atmosfera do evento desde a sua primeira edição, realizada no ano passado. Esse conceito é norteado pela Encíclica “Laudato Si – Louvado Seja – o cuidado com a Casa Comum, escrita pelo Papa Francisco.

Programação

18 – 25 de janeiro (atividade virtual)
Troca de correspondências em formato de vídeos entre atingidas e atingidos pela mineração de diferentes comunidades

18 – 24 de janeiro (atividade virtual ou em pequenos grupos)
Lançamento do Pacto dos Atingidos nos territórios impactados pela mineração de todo o Brasil

22 de janeiro (atividade virtual)
10h: Webinar de Denúncia Internacional com MISERIOR e o Centro Europeu para os Direitos Constitucionais e Humanos (ECCHR)
19h: Live dos Atingidos em parceria com a CNBB no canal do Youtube da CNBB e da RENSER

24 de janeiro (TV Horizonte)
11h30: Sarau Versos e Preces especial 2 anos de Brumadinho

 00h00 – 19h: Vigília em Memória das Vítimas (Santuário Nossa Senhora do Rosário) 05h: Projeções de denúncia e memória do crime da Vale na Igreja de Nossa Senhora das Dores (comunidade do Córrego do Feijão)
12h: Missa em memória das 272 vítimas e da bacia do rio Paraopeba, presidida por Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (comunidade do Córrego do Feijão. Obs.: a missa será transmitida pelas redes sociais da RENSER e pela TV Horizonte)*
13h: Celebração do Pacto dos Atingidos (comunidade do Córrego do Feijão)*
19h: Sarau Virtual de denúncias dos atingidos através da arte, música e poesia
19h30: Santa Missa (Santuário Nossa Senhora do Rosário) *Por motivos da Pandemia, a celebração da missa terá participação restrita de alguns familiares das vítimas e lideranças das comunidades atingidas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo