Videomensagem

Resiliência e esperança, destaca Cardeal Parolin em mensagem à ONU

Cardeal Parolin enviou videomensagem para a Assembleia Geral das Nações Unidas, concentrando-se na resiliência e na esperança

Da Redação, com Vatican News

cardeal parolin

O Cardeal Pietro Parolin/ Foto: Vasily Fedosenko – Reuters

“Construir a resiliência através da esperança”. Este é o tema da mensagem em vídeo do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, para a 76ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O cardeal aborda vários temas, como a pandemia, a cúpula COP26 em Glasgow, guerras e desarmamento nuclear.

Parolin recorda as palavras do Papa Francisco sobre a crise pandêmica da qual é necessário sair mudado. Assim, o purpurado exorta a trabalhar juntos para aliviar o sofrimento dos que não podem ter acesso às vacinas, “que devem estar disponíveis para todos, especialmente em áreas de conflito e contextos humanitários”.

Leia também
.: Papa: podemos sair melhores da pandemia se buscarmos o bem comum
.: Papa frisa soluções inclusivas e sustentáveis para um mundo melhor

Outro ponto diz respeito aos sistemas de saúde, que deixaram tantas pessoas sem cuidados suficientes ou qualquer tipo de cuidado. O Secretário de Estado chama a atenção para a fragilidade e as deficiências dos sistemas econômicos, com a grave retração econômica tornando os pobres ainda mais vulneráveis. A luta contra a corrupção, que está em ascensão justamente por causa da pandemia, também é crucial.

A covid também afetou a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, o que retardou seus objetivos. O apelo de Parolin é repensar a relação entre os indivíduos e a economia. A proposta, com isso, é garantir que tanto os modelos econômicos quanto os programas de desenvolvimento permaneçam a serviço dos homens e mulheres, particularmente aos que estão à margem da sociedade.

O Haiti

Visando a COP26 em Glasgow, o cardeal exorta a aproveitar a oportunidade de repartir após décadas de inatividade que trouxeram efeitos devastadores para o clima, mas também para a vida das pessoas.

Seus pensamentos se voltaram para o Haiti, um país atingido por desastres naturais. Também um país cujo povo já sofre com os desafios políticos e as emergências humanitárias que enfrenta. Daí o apelo à comunidade internacional para que ajude no desenvolvimento “durável e sustentável” do país. A esperança também vem dos muitos avanços na tecnologia que levaram, por exemplo, a “diminuir o custo da energia limpa”.

Leia também
.: Haiti: Papa condena violência como meio de resolver crises e conflitos

Um cessar-fogo global

Guerra e a posse de armas de destruição em massa extinguem a esperança, destaca. O cardeal afirma que a recente situação humanitária no Afeganistão e as tensões políticas em curso na Síria e no Líbano, assim como em outros lugares, lembram o impacto que os conflitos têm sobre os povos e nações.

“A Santa Sé pede aos Estados que atendam ao apelo do Secretário-Geral e do Papa Francisco por um cessar-fogo global e uma responsabilidade humanitária compartilhada”.

“Um passo avante”: é assim que se define a entrada em vigor em janeiro passado do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. “A Santa Sé espera firmemente que isto também estimule o progresso na implementação do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (Tnp), cuja Conferência de Revisão está agendada para o próximo mês de janeiro”.

Leia também
.: Papa renova apelo por um mundo sem armas nucleares

Os “novos direitos”

Em sua mensagem, o cardeal alinhou os dramas das sociedades, resultado de uma “crise antropológica”, uma “crise das relações humanas”, como sublinhado várias vezes por Francisco.

Com muita frequência, a lei humanitária”, explicou Parolin, “é tomada como uma recomendação e não como uma obrigação” e por causa disso, “os refugiados, migrantes e deslocados internos são cada vez mais deixados no limbo ou mesmo deixados para se afogar”. Há perseguição por causa da fé, os frágeis, como idosos e crianças, são descartados, a família é ameaçada.

“Isto também é evidente nas novas interpretações dos direitos humanos”. Em muitos casos, os ‘novos direitos’ não só contradizem os valores que devem defender, mas são impostos apesar da ausência de consenso internacional”.

Para a Santa Sé, os direitos humanos são privados de sua dimensão universal e “as novas interpretações parciais infelizmente se tornam o ponto de referência ideológico de um ‘progresso’ espúrio, gerando polarizações e divisões”. “Essas tentativas”, acrescenta o Secretário de Estado, “de fato confundem, distraem da implementação das convenções de direitos humanos” e prejudicam a promoção e proteção dos direitos humanos fundamentais, tais como “o direito à vida, a liberdade de pensamento, consciência e religião, e a liberdade de opinião e expressão”.

Tornando-se artesãos da paz

Não um instrumento dos poderosos, mas uma instituição a serviço de todos. É assim que Parolin fala das Nações Unidas, que devem ser revitalizadas em seu mandato.

O cardeal sublinha como o Conselho de Segurança é visto pelos mais vulneráveis com esperança porque seus “membros são chamados a se tornarem os principais artesãos da paz no mundo”. No entanto, é frequentemente objeto de impasses. “A Santa Sé vê com preocupação o impulso de alguns para quebrar a divisão útil do trabalho entre comitês, comissões, reuniões e processos, transformando-os todos em órgãos que se concentram em um número limitado de questões controversas”.

Concluindo seu discurso, o Cardeal Parolin salientou que existem muitos sinais de esperança, mesmo em sociedades cansadas. Ser construtores de paz, segundo o cardeal, significa encontrar estas sementes e brotos de fraternidade. Tornar-se pontes de comunhão, não se afastando do sofrimento dos migrantes e refugiados.

“Trabalhemos juntos para dar-lhes o futuro, para que floresçam em paz”. “Paz”, diz o Secretário de Estado, lembrando as palavras do Papa no Iraque, “não requer vencedores ou perdedores, mas sim irmãos e irmãs que, por todos os mal-entendidos e feridas do passado, estão passando do conflito para a unidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo