ONU

Tratado para proibição de armas nucleares entrará em vigor em janeiro

Acordo proposto pelas Nações Unidas entrará em vigor em 90 dias; Honduras foi o último país a ratificá-lo

Da redação, com Vatican News

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres / Foto: Manuel Elias – ONU

Um tratado que visa destruir todas as armas nucleares e proibir para sempre seu uso chegou a um marco crucial, sinalizando sua entrada em vigor em 90 dias. Honduras ratificou o Tratado das Nações Unidas sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPNW, na sigla em inglês) no sábado, 24, e se tornou a 50ª nação a fazê-lo.

Um movimento mundial

O limite de ratificação foi alcançado há pouco mais de três anos, logo após o tratado ter suas negociações concluídas na sede da ONU, em Nova Iorque. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, saudou a 50ª ratificação como “o culminar de um movimento mundial para chamar a atenção para as consequências humanitárias catastróficas de qualquer uso de armas nucleares”.

O anúncio da ONU foi saudado por ativistas antinucleares, mas teve forte oposição dos Estados Unidos e de outros 8 países que contam com armas nucleares.

Guterres saudou todos os países que ratificaram o acordo, aprovado por 122 nações na Assembleia Geral em 7 de julho de 2017, que ajudou a proibição de armas até agora, destacando o trabalho de grupos da sociedade civil.

Destaca-se entre eles a Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (ICAN, na sigla em inglês), que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2017. A diretora-executiva da campanha, Beatrice Fihn, saudou a entrada em vigor do acordo como “um novo capítulo para o desarmamento nuclear”. “Décadas de ativismo alcançaram o que muitos disseram ser impossível: as armas nucleares foram proibidas”, disse.

A conquista de sábado, 24, foi alcançada um dia depois que Jamaica e Nauru enviaram suas ratificações. O tratado entrará em vigor em janeiro. A 50ª ratificação ocorreu no 75º aniversário da ONU, celebrado no sábado, 24.

Armas nucleares são imorais e ilegais

Fihn disse que a proibição de armas nucleares ocorre pouco mais de 75 anos após “os terríveis ataques a Hiroshima e Nagasaki, e a fundação da ONU, que tornou o desarmamento nuclear um marco”. “Os 50 países que ratificaram este tratado”, enfatizou ela, “estão demonstrando verdadeira liderança no estabelecimento de uma nova norma internacional de que as armas nucleares não são apenas imorais, mas ilegais”.

“A entrada em vigor”, disse Guterres, “é um tributo aos sobreviventes de explosões nucleares, muitos dos quais defenderam este Tratado”.

Pressão dos pares

No entanto, o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares não é vinculativo para as nações que se recusam a assiná-lo. Os Estados Unidos e os outros oito países com armas nucleares do mundo — a saber, Rússia, China, Grã-Bretanha, França, Índia, Paquistão, Coréia do Norte e Israel — boicotaram as negociações que criaram o tratado e não mostraram disposição para aceitá-lo.

“Eles sabem que mesmo que não os obrigue legalmente, há um impacto”, disse Fihn. “Ninguém está imune à pressão dos pares de outros governos.”

Até agora, os governos de 84 países assinaram o tratado, e as legislaturas de 50 deles o ratificaram. Os defensores esperavam que o restante dos signatários o ratificassem nas próximas semanas e meses, dando-lhe mais relevância.

Santa Sé e o Papa contra o armamento nuclear

A Santa Sé e os Papas apoiaram vigorosamente o esforço da ONU e do mundo contra as armas nucleares. Em uma mensagem de vídeo divulgada em 25 de setembro por ocasião do 75º aniversário da ONU neste ano, o Papa Francisco reiterou seu apelo por mais apoio aos principais instrumentos internacionais e jurídicos que pedem o desarmamento, a não proliferação e a proibição de armas nucleares.

Anteriormente, durante sua visita ao Japão em 2019, enquanto depositava flores no Memorial da Paz em Nagasaki, em 24 de novembro, o Papa Francisco expressou a dor e o horror dos efeitos do ataque com bomba atômica na cidade em 9 de agosto de 1945. Ele disse: “Nunca devemos nos cansar de trabalhar para apoiar os principais instrumentos jurídicos internacionais de desarmamento e não proliferação nuclear, incluindo o tratado sobre a proibição de armas nucleares “.

Ao visitar Hiroshima naquele dia, ele disse: “O uso de energia atômica para fins de guerra é imoral, assim como a posse de armas nucleares também é imoral”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo