FIM DA FOME

"Comida para todos é um dever moral", diz Dom Gallagher na ONU

O arcebispo Paul Richard Gallagher enviou uma mensagem de vídeo à Cúpula do Sistema Alimentar das Nações Unidas e garante aos participantes plena colaboração da Santa Sé para alcançar a igualdade alimentar no mundo

Da redação, com Vatican News

Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano / Foto: Reprodução Yoututbe

Dirigindo-se aos participantes da Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, o arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, expressou a satisfação da Santa Sé em participar desta “primeira Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas”, descrevendo-a como uma “importante e oportuna iniciativa”.

Ação internacional

Em sua mensagem, o arcebispo Gallagher expressou a “necessidade urgente de intensificar a ação internacional para transformar os sistemas alimentares e combater a insegurança alimentar e a desnutrição”.

O religioso observou que neste ponto o Papa Francisco sublinhou que, no século XXI, “a fome não é apenas uma tragédia para a humanidade, mas também um verdadeiro motivo de vergonha”. “É hora de passar das declarações e da formulação de estratégias para uma ação eficaz e urgente”.

“A questão crítica é como transformar os sistemas alimentares para que avancem na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, apoiem a regeneração dos sistemas sociais após a pandemia de Covid-19 e promovam a desenvolvimento integral de cada pessoa, protegendo a integridade do nosso planeta”, ponderou.

Mais uma vez, citando o Papa Francisco em sua mensagem pré-cúpula divulgada em julho passado, o arcebispo disse que “devemos nos esforçar para “aumentar a resiliência, fortalecer as economias locais, melhorar a nutrição, reduzir o desperdício de alimentos, fornecer dietas saudáveis ​​acessíveis a todos, alcançar a sustentabilidade ambiental e o respeito culturas locais”.

Por uma vida digna

O arcebispo Gallagher acrescentou que o acesso à alimentação é um direito humano fundamental e essencial para uma vida digna. “Alimentar os famintos não é suficiente”, disse. “Também precisamos fornecer aos pobres e àqueles em situação de vulnerabilidade os recursos necessários para sustentar a si mesmos e suas famílias a longo prazo”.

Uma das respostas, de acordo com o Secretário de Estado do Vaticano, é proporcionar-lhes maiores oportunidades de uso e propriedade da terra, recursos financeiros e treinamento.

“Os sistemas alimentares sustentáveis devem fornecer alimentos nutritivos para todos, apoiar meios de vida equânimes e justos e promover modelos circulares de produção e consumo”, afirmou. Devemos substituir a “cultura do descarte” por uma “cultura do cuidado” que proteja a dignidade inerente a cada pessoa e preserve nosso lar comum.

Santa Sé

Para ter sucesso, disse Dom Gallagher, encerrando seu discurso, “é necessário implementar uma visão de sistemas alimentares que integre os componentes humano, econômico, ambiental e tecnológico”.

Por fim, assegurou a todos os presentes que “a comunidade internacional pode contar com a Santa Sé para ajudar a tornar essa visão uma realidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo