Bispo emérito de Leiria-Fátima é o enviado do Papa Francisco ao Congresso Eucarístico Nacional que começa hoje
Da Redação, com CNBB
O 18º Congresso Eucarístico Nacional começa nesta sexta-feira, 11, em Recife (PE). A missa de abertura será às 18h. O representante do Papa Francisco no evento é o cardeal português António Augusto dos Santos Marto, bispo emérito da diocese de Leiria – Fátima. Ele foi entrevistado pelo assessor de imprensa do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Adielson Agrelos, e destacou a emoção e alegria de visitar o Brasil.
Leia também
.: Papa ao Congresso Eucarístico Nacional: sigam no caminho do diálogo
Dom Marto é o chamado “legado pontifício”, ou seja, o enviado especial do Papa com uma missão específica. No caso, ele representa o Papa Francisco no Congresso Eucarístico Nacional. O cardeal contou que recebeu com gosto este encargo a ele confiado pelo Papa, sobretudo por poder ir ao encontro do povo brasileiro, que ele ama desde criança, pois tinha tios e primos no Rio de Janeiro.
Na entrevista, o cardeal destaca que o Congresso Eucarístico não pode ser meramente devocional e intimista. “É um apelo aos cristãos católicos a ir ao coração da fé que está na relação de amizade pessoal com Jesus ressuscitado e vivo, presente no meio de nós, de modo admirável, no sacramento da Eucaristia”.
Acesse
.: Mais notícias sobre o 18º Congresso Eucarístico Nacional
Comentando o tema do Congresso – “Pão em todas as mesas” – o cardeal lembra que “a Eucaristia é sacramento do altar quanto é sacramento do irmão”. Nesse sentido, Jesus que reparte com o ser humano o Pão da Vida pede que também se partilhe o pão de cada dia, para que não falte o sustento. E isso inclui também o pão do amor, da acolhida, da fraternidade.
Perguntado sobre a mensagem que a Virgem de Fátima traz aos brasileiros sobre a Eucaristia, o legado pontifício citou como ponto central a misericórdia divina. “Em síntese, direi que a mensagem que a Virgem de Fátima traz aos brasileiros e brasileiras sobre a Eucaristia é a mensagem de misericórdia e da compaixão com todos os sofredores e a conversão dos corações alimentada na celebração e na adoração eucarística”.
A entrevista está disponível na página da CNBB.