NESTE SÁBADO

Relíquia de São Benedito visita santuários no Vale do Paraíba paulista

Em peregrinação com frades franciscanos pela América Latina, objeto sagrado será exposto em Piquete (SP) e Guaratinguetá (SP) neste sábado, 17

Da Redação, com Santuário Frei Galvão

São Benedito / Foto: Effems via Wikimedia Commons

Os Santuários de São Miguel Arcanjo, situado em Piquete (SP), e Frei Galvão, localizado em Guaratinguetá (SP), receberão uma relíquia de São Benedito neste sábado, 17. O objeto sagrado será exposto aos fiéis antes de retomar sua peregrinação, conduzida pelos frades franciscanos de Palermo, na Itália.

O ano de 2024 marca os 500 anos do nascimento de São Benedito. Para celebrar este Jubileu, os religiosos têm levado a relíquia do santo em peregrinação pela América Latina, culminando com a estadia no Brasil.

O frade, historiador e pesquisador de São Benedito, Frei Alvaci Mendes da Luz, tem acompanhado os religiosos italianos durante a passagem pelo Brasil. Ele destaca que “a comemoração deste ano jubilar inclui jornadas de estudos, palestras, missas e peregrinações por algumas regiões”. O religioso também detalha que os frades italianos já estiveram presentes na Venezuela e no Peru, e o último lugar está sendo o Brasil, passando principalmente pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Neste sábado, 17, a relíquia chegará ao Santuário de São Miguel Arcanjo, onde permanecerá exposta durante a Missa celebrada às 15h. Na sequência, seguirá para o Santuário Frei Galvão, onde também haverá uma celebração com a presença do objeto sagrado às 15h.

No domingo, 18, a peregrinação segue para o estado do Rio de Janeiro. Às 12h, será celebrada uma Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, na capital carioca. Na segunda-feira, 19, a relíquia visitará a cidade de Angra dos Reis (RJ), e na terça-feira, 20, haverá uma última Missa no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro (RJ), antes do roteiro pelo Brasil ser concluído.

Sobre a relíquia

Trata-se de uma relíquia ‘ex-corpore’, isto é, um fragmento do corpo de São Benedito, um músculo de cerca de 7 centímetros. O fragmento foi retirado do corpo do santo, que esteve exposto na Igreja de Santa Maria de Jesus, em Palermo, até ser atingido pelo incêndio ocorrido no local em julho de 2023.

Veja também
.: Fiéis celebram o dia de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros

.: No interior de SP, Guaratinguetá celebra devoção a São Benedito

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo