Repercussão

Religiosa no Sudão do Sul comenta expectativa de paz com visita do Papa

Missionária comboniana diz que a visita do Papa está definitivamente ligada à paz

Da Redação, com Agência Fides

“Há tempos, esperávamos a boa notícia da confirmação da visita do Papa Francisco ao Sudão do Sul”. Quem afirma é a Irmã Elena Balatti, missionária comboniana na província do Sudão do Sul, em declaração à Agência Fides. A visita de Francisco ao país foi anunciada no último dia 3 de março.

Segundo a religiosa, este é um momento positivo para o Sudão do Sul e a visita do Papa está definitivamente ligada à paz. Porém, infelizmente, neste momento, a guerra na Ucrânia mantém o mundo inteiro em suspense. “Embora no Sudão do Sul haja tanta alegria e tantas expectativas positivas para esta visita, o espectro da guerra em outra área do mundo, que pode potencialmente ter efeitos negativos também em outros continentes, inclusive na África, tira um pouco da nossa alegria”.

Irmã Elena descreveu a reação dos sudaneses do sul ao anúncio da visita do Papa Francisco. Logo surgiram comentários entre a população e alguns recordaram o forte gesto do Pontífice, que beijou os pés dos líderes do Sudão do Sul, em apelo pela paz. “E agora as pessoas dizem que o Papa vem aqui ver quais são os frutos daquele gesto revolucionário”.

A religiosa define que a visita do Papa Francisco e dos demais líderes religiosos é um forte sinal para seguir no caminho da paz. Ela relata que há um acordo de paz assinado pelo governo com o principal grupo de oposição, mas há várias outras facções que ainda não depuseram as armas. A esperança é que a visita do Papa Francisco dê impulso às conversações de paz com essas outras facções, algumas das quais são realizadas em Roma com a mediação da Comunidade de Sant’Egidio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo