Acordo assinado nesta terça-feira, 3, mapeará fontes audiovisuais sobre os dois Pontífices e disponibilizará conteúdo para público em geral, sobretudo jovens
Da Redação, com Vatican News
O Ministério da Cultura da Itália, a Região do Vêneto e a Fundação Memórias Audiovisuais do Catolicismo (MAC) assinaram um acordo relacionado a materiais audiovisuais sobre João Paulo I e Pio X.
Trata-se de um projeto para a recuperação e a valorização das fontes audiovisuais sobre os dois Papas. Por um lado, há o mapeamento de fontes audiovisuais (ficção e não ficção) sobre ambos. Por outro, o reconhecimento de escritos e discursos sobre a relação entre essas duas figuras e o universo da mídia antes e depois de sua eleição no conclave.
O patrimônio coletado será digitalizado e disponibilizado a todos por meio da Biblioteca Digital MAC, fruto de uma linha de ação incentivada pelo Papa Francisco e que conta com a participação de vários atores acadêmicos e técnicos.
O objetivo da iniciativa sobre os Pontífices nascidos no Vêneto é aumentar o conhecimento sobre ambos, com atenção especial às gerações mais jovens. Os instrumentos que estão planejados para o projeto vão desde a produção de material popular (não apenas audiovisual) até a promoção dos conteúdos produzidos por meio de organizações, instituições educacionais, entidades públicas e privadas.
Em meio a isso, há experiência na pesquisa e no tratamento de materiais audiovisuais, por meio das tecnologias disponíveis na área de restauração. Este esforço tem como objetivo garantir a disseminação adequada e tornar esses produtos acessíveis ao público mais amplo.