Transmissão de Memória

É importante preservar o patrimônio audiovisual da Igreja, afirma Papa

Francisco enviou uma mensagem por ocasião da primeira reunião do comitê científico da Fundação MAC Memórias Audiovisuais do Catolicismo

Da redação, com Vatican News

Foto: Alessia Giuliani /Catholic Press Photo/Vatican Media/IPA/ABACAPRESS.COM

 

O Papa Francisco pediu o compromisso de toda a comunidade eclesial para preservar os fundos históricos audiovisuais da Igreja: um patrimônio a ser preservado e ordenado de acordo com critérios científicos. O Santo Padre abordou o tema em uma mensagem enviada à recém-criada Fundação italiana MAC – Memórias Audiovisuais do Catolicismo, presidida pelo monsenhor Dario Viganò. A Fundação MAC foi criada para responder à urgência cultural da recuperação, preservação e valorização do patrimônio histórico audiovisual e do patrimônio documental a ele ligado, relativo ao catolicismo.

Na manhã desta terça-feira, 2, o comitê científico da Fundação se reuniu na Biblioteca Apostólica Vaticana e Dom Angelo Vincenzo Zani – Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana e membro do comitê científico – leu a mensagem do Papa.

Serviço de transmissão da memória

“Parece-me significativo que vossa instituição, graças ao envolvimento das mais importantes instituições arquivísticas, cinematográficas e acadêmicas, proponha uma visão e um método baseados no compartilhamento do patrimônio e nas mais altas habilidades e recursos a serviço da transmissão da memória audiovisual do catolicismo”, escreveu Francisco.

No texto, o Pontífice também disse imaginar um percurso que, na esteira do Motu Proprio de João Paulo II La cura vigilantíssima, poderia em breve levar ao nascimento de uma instituição que funcionaria como o Arquivo Audiovisual Central da Santa Sé e de toda a Igreja.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo