Jornada Mundial da Juventude

JMJ 2023: "os portugueses esperam muito essa presença do Brasil"

Segundo assessora da Comissão de Juventude da CNBB, Irmã Valéria Andrade Leal, o Papa tem colocado a figura de Maria como um modelo para os jovens e a presença dos brasileiros é muito aguardada em Lisboa

Mauriceia Silva
Da Redação

Registro da JMJ 2013, realizada no Rio de Janeiro, Brasil / Foto: Arquivo Canção Nova

Faltam poucos meses para a Jornada Mundial da Juventude 2023 que irá acontecer na cidade de Lisboa em Portugal entre os dias 1º e 6 de Agosto. Esta será a 16ª edição do evento que, no ano de 1986, foi criado por São João Paulo II com o objetivo de reunir a juventude católica de todo o mundo. 

A Assessora da Comissão de Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Irmã Valéria Andrade Leal, lembra que a JMJ é o maior evento católico do mundo. É sempre um encontro de muitas culturas e de muita alegria. 

“As expectativas são grandes para poder realmente levar o maior número possível de jovens brasileiros, para que eles possam viver essa experiência de sentir a igreja universal, de sentir como nas diferentes culturas, nos diferentes países, a fé, a pessoa de Jesus Cristo encanta e é sinal de salvação, é sentido de vida, é a razão de viver de jovens no mundo inteiro.” 

Leia também
.: Patronos da JMJ 2023: São João Paulo II, o santo que criou as Jornadas

Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), os jovens são incentivados a também  partir apressadamente e se colocar a caminho. “O Papa Francisco, já na última jornada também, nos trouxe um tema mariano e coloca a figura de Maria como um modelo para os jovens. Nesse levantar-se e partir apressadamente, a dimensão do serviço me parece que salta aos olhos, a missão e o serviço: sair para servir,” explica a Irmã Valéria Andrade. 

A religiosa acha muito bonito que o Papa proponha isso ao jovem como um desafio. “De, como Maria, estar à disposição, ter pressa em servir, ter pressa em anunciar, ter pressa em ajudar a quem necessita ter um coração solidário.”

Os preparativos no Brasil

São muitas as ações em virtude da JMJ. Irmã Valéria explica que a comissão da juventude da CNBB é formada por uma equipe com jovens. São membros da equipe de coordenação nacional, outros membros da equipe de comunicação e alguns outros das lideranças nos regionais para que a animação da Jornada Mundial da Juventude aconteça em nível nacional. 

“Eles estão promovendo lives pelos canais das redes sociais dos jovens conectados a cada dia 10, lembrando que nós celebramos também 10 anos da Jornada Mundial da Juventude [no Brasil]. Tivemos a visita também de uma delegação de Portugal, que creio que já tenha sido noticiada.”

Sobre os voluntários, a religiosa afirma que há um grande número deles. “Alguns estão se organizando agora para as inscrições, outros são voluntários de longa permanência e já estão articulando, outros estão aguardando visto, inclusive porque a longa permanência exige o visto quando ficam mais de seis meses. Muitos têm a clareza de estar servindo à Igreja, servindo ao Papa, servindo à juventude. É muito edificante acompanhar esse processo.”

Os portugueses esperam muito essa presença do Brasil

Em relação aos participantes, segundo a Irmã Valéria, há a expectativa de que o número de inscrições aumente. 

“Hoje nós temos acesso ao número aqui de quatro mil inscritos, mas sabemos de muitos que estão se preparando, e ainda não fizeram as suas inscrições. Então a gente espera passar de dez mil brasileiros na Jornada Mundial da Juventude. Também os portugueses esperam muito essa presença do Brasil lá nesse momento. Nós temos muitos grupos que estão se organizando, desde as paróquias, como também aqueles de congregações.” 

Segundo o pároco de Óbidos, em Lisboa, Portugal, padre Ricardo Figueiredo, a poucos meses da sua realização, pode-se dizer que a preparação da JMJ está a “cem por cento.”

“Abrimos os nossos braços para acolher todos os que queiram estar conosco e acreditamos que será um grande momento de celebração da fé católica. A organização está neste momento a acontecer em várias frentes: preparação de infraestruturas, angariação de famílias e de espaços de acolhimento, entre muitos outros aspetos que é necessário preparar.”

Padre Ricardo ressalta que Portugal é conhecido como um lugar de onde partiram muitos evangelizadores de Lisboa para todo o mundo. Alguns deles são patronos desta JMJ. “Queremos que a JMJ Lisboa 2023 seja um grande momento para todos aprofundarmos a nossa fé católica e todos nos sintamos enviados a espalhar pelo mundo a fé em Jesus Cristo, fé que abre as portas do céu e conduz à vida eterna.”

Palavra de voluntário

A catequista Mariana Lane é catequista de crisma na Paróquia de Santo Antônio, no Setor Diocesano de Juventude da Quixadá (CE). Ela tem motivado, desde 2020, os grupos de jovens de sua paróquia para a ir à JMJ. Ela vai como voluntária e diz ser grande sua expectativa para esse momento.

“Ir em grupo é uma grande graça, dom e partilha de vida num momento como a JMJ, porém estou muito feliz com a experiência nova que é ir a uma JMJ como voluntária, ir sozinha e conhecer tanta gente nova que está se dedicando ao mesmo serviço voluntário.” 

A catequista já participou da JMJ Rio 2013 e da JMJ Panamá 2019 e guarda boas recordações. “As experiências foram as melhores e incríveis, ambas me fizeram testemunhar a fé com mais ardor, me fizeram voltar para a realidade paroquial com mais amor à Igreja e ao Reino. As JMJs me deram força para testemunhar Jesus por meio da minha vida e em meio à juventude.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo