Próximos passos

Saiba mais sobre os processos de beatificação de Dom Vital e Dom Helder

Dicastério Vaticano para a Causa dos Santos comunicou nesta sexta-feira, 7, que nomeou o relator da Positio do processo de Dom Helder Camara

Da redação, com Regional Nordeste 2 da CNBB 

Dom Vital e Dom Helder Camara /Foto: Divulgação Regional Nordeste 2

A Igreja no Brasil, em especial o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebra os novos passos dos processos de beatificação e canonização dos Servos de Deus Dom Vital (1844-1878) e Dom Helder Camara (1909-1999). Ambos, além de epíscopos – o primeiro pastor da Diocese de Olinda (PE) e o segundo da Arquidiocese de Olinda e Recife – foram em vida exemplos de cristãos e, por isso, caminham para o reconhecimento de suas virtudes.

O Dicastério Vaticano para a Causa dos Santos comunicou nesta sexta-feira, 7, que nomeou o monsenhor espanhol Melchor José Sanchez de Toca y Alameda como relator da Positio do processo de dom Helder Camara.

Esse arquivo, que agora será elaborado, resume toda documentação já enviada pela arquidiocese e prova que o Servo de Deus viveu, em grau heróico, as Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade); b) Virtudes Cardeais (Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança); e as Virtudes de Estado Clerical (Pobreza, Humildade, Castidade e Obediência).

O relatório também incluirá depoimentos de testemunhas (Summarium Testium), além de reunir os documentos mais relevantes de autoria de dom Helder ou produzidos sobre ele (Summarium Documentorum). 

Início do processo de Dom Helder

O processo de beatificação e canonização de Dom Helder foi aberto pela Igreja pernambucana em 2014 e a fase arquidiocesana foi concluída em 2018. No ano passado, no encerramento do 18º Congresso Eucarístico Nacional, a Santa Sé anunciou a validação jurídica de todo o material enviado a Roma.

O administrador Apostólico de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, comemora mais um passo dado para reconhecer a santidade de Dom Helder. “Esse é nosso desejo, a declaração oficial da Igreja, pois conhecemos de perto as virtudes de dom Helder e o tomamos como modelo de santidade, na luta pela dignidade dos pobres, na vida de oração, na humildade e sabedoria”, afirmou.

Dom Vital a um passo de se tornar Venerável

A Topografia Vaticana deu início à impressão da Positio do processo de beatificação e canonização de Dom Vital. A expectativa agora é que nos próximos dias o documento seja entregue aos membros das comissões romanas formada por historiadores, teólogos, bispos e cardeais.

“A depender da agenda dessas comissões, é possível que o Papa Francisco declare Dom Vital como Venerável. Daí restará apenas um milagre para a beatificação”, explicou o confrade e vice-postulador da causa de Dom Vital, Frei Jociel Gomes.

O processo de beatificação e canonização de Dom Vital foi aberto oficialmente em 1953 e retomado em 1992. A fase diocesana foi encerrada em 2003 e a documentação enviada ao Vaticano. Na última terça-feira, 4, a Igreja fez memória aos 145 anos de morte do religioso que foi o primeiro bispo capuchinho do Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo