Reconhecimento

Acervo de Dom Helder Câmara é tombado pelo governo de Pernambuco

Ato reconhece a importância de dimensão estadual, nacional e internacional do acervo de Dom Helder Câmara

Da Redação, com CNBB

Dom Helder Camara /Foto: Divulgação CNBB

O acervo do Servo de Deus Dom Helder Camara foi tombado na sexta-feira, 4, pelo Governo de Pernambuco. O ato reconhece a importância de dimensão estadual, nacional e internacional dos cerca de 210 mil itens que contam a história do arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985. 

Constam como acervo, agora protegido por lei, páginas de documentos organizados como circulares, cartas, meditações, discursos, hemeroteca, além de livros publicados e multimídia. Também inúmeros prêmios, homenagens e condecorações por entidades nacionais e estrangeiras, registrando décadas de luta por direitos humanos. Todo o material encontra-se disponível para consulta no site da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e no Centro de Documentação Dom Helder Câmara, em Recife. Uma parte do acervo já está totalmente digitalizada e a outra será encaminhada para passar pelo mesmo processo.

Reabertura do memorial para visitação

No sábado, 5, o memorial em homenagem a Dom Helder, localizado na Igreja das Fronteiras, no centro de Recife, foi reaberto para visitação. O complexo é composto pela Igreja das Fronteiras, Casa-Museu, Exposição e Espaço Dom José Lamartine, na área central da capital pernambucana.

O espaço permaneceu fechado por dois anos e meio devido à pandemia de Covid-19 e também em razão de danos causados por uma invasão às dependências do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) em abril deste ano. Através da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe), foram realizadas as obras de manutenção necessárias para o conjunto do Memorial e, com ajuda de parceiros do exterior, foi possível recuperar os equipamentos de ar-condicionado, danificados na invasão.

A cerimônia de reabertura também marcou o lançamento da campanha “SOS Casa de Frei Francisco – Adote um adolescente”, uma das muitas obras sociais criadas por Dom Helder. Por meio do projeto “Construindo o Cidadão do Amanhã”, a instituição oferece educação e encaminhamento profissional a 100 adolescentes de 12 a 17 anos.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo