Representantes do organismo latino-americano se reuniram com Leão XIV nesta segunda-feira, 15, em meio a visita apostólica à Santa Sé
Da Redação, com Celam

Papa Leão XIV recebe presidência do Celam em audiência / Foto: Reprodução Site Celam
O Papa Leão XIV se encontrou com a presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). A audiência, que aconteceu nesta segunda-feira, 15, foi realizada em meio a visita apostólica dos bispos à Santa Sé.
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente do Celam, Cardeal Jaime Spengler, contou que, no encontro com o Pontífice, tiveram a oportunidade de compartilhar as iniciativas que estão desenvolvendo e os desafios que têm enfrentado. Para ele, o encontro ratifica a atitude propositiva do organismo, sempre ligada à corresponsabilidade na missão.
O bispo auxiliar de Cusco, no Peru, e secretário-geral do Celam, Dom Lizardo Estrada, detalhou que a audiência foi um momento de familiaridade. “O Santo Padre tem alma latino-americana e nos recebeu calorosamente, com muita proximidade”, destacou.
Caminho sinodal
A presidência do Celam entregou ao Papa, como é de costume a cada dois anos, o informe sobre as ações do organismo, sua articulação com os episcopados, os encontros regionais realizados no início do ano e as realidades sociopolíticas que afetam os países da região.
Dom Estrada falou ainda que apresentaram a Leão XIV o andamento do processo sinodal na América Latina e no Caribe após a publicação do Documento Final do Sínodo 2021-2024. O Celam constituiu uma comissão animadora continental que impulsiona, em diversos âmbitos, a recepção do Sínodo.
Ao final do encontro, o Pontífice recebeu bem estes avanços e animou os bispos a seguir trabalhando juntos, promovendo o trabalho em redes e acompanhando os episcopados. Por fim, convidou o Celam a seguir impulsionando a renovação da Igreja em seu papel profético e missionário.