Acampamento “Quem como Deus?” começa amanhã, coroando a quaresma de São Miguel
Huanna Cruz
Da Redação
Começa nesta sexta-feira, 29, e vai até domingo, 1º, o Acampamento de Oração “Quem como Deus?” na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). Com o tema “Miguel, o grande comandante” (Dn 12,1), o evento busca levar os peregrinos a uma experiência com São Miguel Arcanjo, a fim de que se aprofundem ainda mais na história do arcanjo e aprendam a contar com a sua intercessão. O Acampamento também trabalhará a espiritualidade dos outros dois Arcanjos, São Rafael e São Gabriel.
Para a missionária da Comunidade Canção Nova, Rogéria Moreira, o evento, já muito antigo na Canção Nova, é um grande coroamento da quaresma de São Miguel Arcanjo.
“Muito antes de comunidades realizarem os quarenta dias com São Miguel Arcanjo e ter toda essa divulgação que a gente tem hoje, a Canção Nova já fazia isso e foi pioneira nisso. Há muito tempo, a gente realiza o acampamento dos Anjos. Monsenhor Jonas Abib, Fundador da Comunidade Canção Nova, já começou lá atrás, e ele escreveu o livro “Anjos companheiros no dia a dia”, onde testemunhou sua intimidade com os anjos. Ele gostava muito deste acampamento que falava sobre os anjos, ele que começou este trabalho”.
Segundo a missionária, o acampamento vem relembrar a figura do anjo da guarda, dos anjos, dos arcanjos na vida do povo de Deus, bem como a importância de se invocar a presença dos anjos. “Não podemos ficar alheios à presença dos Santos Anjos, pois eles estão ao nosso lado em nosso dia a dia”.
“Para mim, o Acampamento ‘Quem Como Deus?’ é um marco importante no calendário dos católicos ao longo do ano. Este acampamento tem como objetivo nos aproximar do grandioso e glorioso São Miguel, que amou a Deus sobre todas as coisas. Este acampamento, portanto, nos confere a graça de entrar em intimidade e amizade com o Príncipe do céu”, ressalta o fundador do Instituto São Rafael, Rafael Brito, que também pregará no evento.
Segundo ele, a devoção aos santos arcanjos nasce a partir do século V, com os ensinamentos dos padres da Igreja, como Santo Agostinho, Pseudo-Dionísio, São Gregório Magno e tantos outros. Mas a Igreja dos primeiros séculos fez a experiência da presença real e ativa do Arcanjo em sua vida. Por exemplo, a aparição do Arcanjo no monte Gargano no ano 490. Desde então, a devoção na Igreja cresceu ainda mais.
São Gabriel Arcanjo, o anunciador
Gabriel Arcanjo é o anunciador, por excelência, das revelações divinas. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Homem de Deus”. O Antigo Testamento já retrata sua presença trazendo boas novas da parte do Altíssimo, explicando a Daniel a visão que este profeta teve. Depois, o destino favorável ao povo de Israel quando este estava no exílio.
No Novo Testamento, é Gabriel quem anuncia a Zacarias que Isabel, sua mulher, daria-lhe um filho profeta: João Batista. Coube ainda ao Arcanjo Gabriel proclamar a maior notícia de todos os tempos para todos os seres humanos: a encarnação e o nascimento do Filho de Deus.
São Rafael Arcanjo e a intervenção familiar
A pregação de Rogerinha no Acampamento “Quem como Deus?” falará sobre o Arcanjo São Rafael, abordando sua intervenção dentro do aspecto familiar.
São Rafael Arcanjo veio atender a uma família que estava passando por uma necessidade material, espiritual e ainda ajudou para que um casamento acontecesse. A Bíblia conta que Tobit, pai de Tobias, ficou cego e, devido a essa enfermidade, não pôde mais trabalhar. Enviou seu filho Tobias em uma longa e desconhecida viagem para receber um dinheiro guardado. Tobias contou com o auxílio de Rafael, sem saber que se tratava de um anjo. Foi também o arcanjo quem indicou a ele o caminho para seu casamento com Sara e auxiliou ainda na cura da cegueira de seu pai.
“Então, eu vou falar das intervenções dos Anjos em nossa vida e, em especial, a intervenção de São Rafael”, ressalta.
São Miguel Arcanjo, o defensor
Segundo Rafael Brito, São Miguel está presente na história da Igreja desde os primeiros séculos. Os apóstolos, que eram judeus, já conheciam o Arcanjo por causa da própria religião judaica, onde, desde o Antigo Testamento, se concebe já a consciência de ter Miguel como o Guardião e protetor do povo eleito. Logo os primeiros discípulos de Jesus irão invocar Miguel como o protetor da Igreja nascente. Para os primeiros cristãos, São Miguel é o Arcanjo protetor da Igreja e de cada batizado.
Para os cristãos, o Arcanjo São Miguel é considerado o mais poderoso defensor do povo de Deus e aliado na luta diária contra as forças do mal. O Arcanjo, além de ser invocado como protetor aqui na Terra, é também o guia das almas dos mortos até o Céu. A São Miguel atribui-se ainda a missão de pesar as almas após a morte.
Relacionar-se com os Arcanjos
“Os santos arcanjos são presentes em minha vida a partir da Palavra nas diversas ocasiões em que eles se manifestaram: na vida de Daniel, na vida de Maria, na vida de Tobit. Em determinados momentos da minha vida, eu pude experimentar a presença de cada um deles. São Rafael é muito presente na minha vida e na vida do meu esposo. Eu rezava a novena de São Rafael para encontrar a pessoa que Deus tinha para mim e justamente eu casei no dia em que a liturgia trazia a figura de São Rafael, foi uma confirmação de que ele realmente atendeu o meu pedido, de que ele estava me acompanhando até o altar”, conta Rogerinha.
A missionária afirma ainda que São Miguel Arcanjo a acompanha todos os dias da sua vida, a quem ela pede proteção. Já são Gabriel é aquele que a faz sentir o ardor missionário, de anunciar a palavra, porque é aquele que anuncia a Boa Nova.
“Os Santos Arcanjos são meus irmãos. O segredo para que possamos nos relacionar com eles é tratá-los como pessoas, reais e não abstratas. Sinto o amor deles por mim, sua intercessão no cotidiano e sei que minha casa e meu coração têm um lugar especial para eles. Ao mesmo tempo, sou muito grato por todo amor e cuidado que eles, de modo particular São Rafael, exercem para comigo desde o meu nascimento”, afirma Rafael Brito.
Expectativa para o Acampamento
“A minha expectativa para este acampamento é selar e fechar com chave de ouro a quaresma de São Miguel Arcanjo. Eu acredito que muitas pessoas virão rezar conosco fechando este tempo forte que a Canção Nova até transmitiu pela TV: a Quaresma de Miguel, momento forte de preparação. Todos nós vivemos, eu particularmente vivi a quaresma com a minha família todos os dias em casa. À noite nós, rezávamos juntos, e foi muita graça”.
Acesse aqui a programação completa do Acampamento “Quem Como Deus?”