Arcanjos

Igreja celebra, em setembro, a espiritualidade dos Santos Arcanjos

Igreja Católica comemora, no dia 29 de setembro, a festa dos arcanjos, cujos nomes foram revelados nas Sagradas Escrituras: Miguel, Gabriel e Rafael

Huanna Cruz
Da Redação

Santos Arcanjos / Foto: Arquivo

Na concepção do mundo, Deus confiou anjos para acompanhar a humanidade durante toda a vida, como um guarda. Eles estão sempre de prontidão para amparar, servir e seguir completamente as obras e ordens do Pai, com um único destino: guiar os filhos de Deus à salvação.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 328, a existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.

A respeito dos anjos, São Gregório Magno explica que a palavra “anjo” se refere a uma função, não uma natureza. Na verdade, aqueles santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados de anjos. São anjos somente quando exercem a função de mensageiros (…) E os que transmitem mensagens de maior transcendência chamam-se arcanjos.

Alguns Santos Papas da Igreja distinguiram três grupos divididos em três hierarquias e cada hierarquia em três coros: os Serafins, os Querubins e os Tronos; As Dominações, as Virtudes e as Potestades; Os Principados, os Arcanjos e os Anjos.

A primeira hierarquia é formada pelos Santos Anjos que estão em íntimo contato com o Criador. Dedicam-se a Amar, Adorar e Glorificar a Deus numa constante e permanente frequência, em grau bem mais elevado que os outros Coros: Serafins, Querubins e Tronos.

A segunda hierarquia são os Santos Anjos que dirigem os Planos da Eterna Sabedoria, comunicando aqueles projetos aos Anjos da Terceira Hierarquia, que vigiam o comportamento da humanidade. Eles são responsáveis pelos acontecimentos no Universo. Esta Hierarquia é formada pelos seguintes Coros de Anjos: Dominações, Potestades e Virtudes.

A terceira é formada pelos Santos Anjos que executam as ordens do Altíssimo. Eles estão mais próximos de nós e conhecem a fundo a natureza de cada pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatidão a Vontade Divina: insinuando, avisando ou castigando, conforme o caso. Esta Hierarquia é formada pelos: Principados, Arcanjos e Anjos.

Arcanjos

A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”. Os arcanjos servem a Deus, mas também aos homens. Eles anunciam importantes missões aos homens, como fez o Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria, e guardam especialmente as pessoas que desempenham importantes funções para a glória de Deus, como o Papa, os bispos, sacerdotes e líderes leigos.

Já São Miguel significa “Quem como Deus”. Ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.

No Antigo Testamento, o profeta Daniel chama São Miguel de “príncipe protetor dos judeus”, enquanto que, no Novo Testamento, ele é o “protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja”, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.

Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit. Esse arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.

Função dos Arcanjos

Segundo Matheus Fernandes, da Comunidade Ruah, cada Arcanjo tem a sua função desempenhada segundo as vocações na Igreja. Graduado em Teologia, Matheus é autor do livro “A espiritualidade dos santos arcanjos”.  

São Miguel Arcanjo “Quem como Deus?”: ele tem a custódia total da Igreja por ser o guardião da Igreja triunfante, consolador da Igreja padecente e príncipe da Igreja militante. Ele é quem nos guarda e nos livra do mal.

São Gabriel Arcanjo “Força de Deus”: ele é aquele que traz a força para que todos os batizados vivam sua vocação de profetas e profetizas. Ele também guarda as vocações religiosas.

São Rafael Arcanjo “Medicina de Deus”: ele é o Anjo da cura e libertação, é o Anjo da família, é aquele que guarda as vocações matrimoniais e socorre a família em todas as suas necessidades.

Espiritualidade dos Santos Arcanjos

Os arcanjos, sempre de prontidão e sentinelas em qualquer ocasião, também necessitam de algumas ações humanas. Trata-se que cada um se comprometa e se deixe guiar por eles, trilhando um caminho rumo à santidade e salvação.

Nos momentos de tribulação, são eles, os arcanjos, que lutam contra as tempestades e os inimigos. Eles tomam conta da situação em nome de Deus. Cabe a cada um deixar que eles guiem a sua vida.

Para Mateus, a espiritualidade dos santos arcanjos, pelo ministério deles, é a maneira como se relaciona com Deus. São Miguel, que é o guardião da Igreja, é também o perfeito adorador do Verbo Divino. Com ele os fiéis podem aprender a fidelidade a Deus na adoração. Com São Gabriel, recebemos a força para vivermos a nossa missão como cristãos católicos apostólicos romanos neste mundo, segundo o chamado e o ministério que Deus concedeu a cada um de nós. E com Rafael guardamos a nossa família, buscamos as nossas curas e vivemos as libertações das ações maléficas no nosso dia a dia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo