Evento realizado na sede da Comunidade Canção Nova tem como objetivo apresentar missão e objetivos do serviço de comunhão criado pelo Papa Francisco
Gabriel Fontana
Da Redação
Neste sábado, 29, acontece o segundo dia da 2ª Conferência Nacional do CHARIS Brasil. O evento, que continua até o domingo, 30, é promovido pelo Serviço de Comunhão do CHARIS no país, ligado à entidade erigida pela Santa Sé por meio do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 2019 (o acrônimo CHARIS significa “Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica”).
O congresso reúne pessoas de diversas expressões carismáticas: novas comunidades, grupos de oração, institutos religiosos, escolas de evangelização, missões. O grande objetivo é a promoção da unidade destes grupos, a serviço da Igreja em torno de uma mesma identidade – o Batismo no Espírito Santo.
As atividades foram iniciadas pela manhã, com cânticos e a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na sequência, o teólogo mexicano Prado Flores pregou ao público reunido, com o tema “Tende em vós mesmos os sentimentos de Cristo”. Durante sua fala, ele refletiu sobre a necessidade de viver conforme o Espírito Santo. Neste sentido, destacou como o Espírito clama por Deus Pai (Abba), proclama o senhorio de Cristo (Kyrios), gera comunhão e anuncia a nova vinda de Jesus (Maranata).
Divulgar o Batismo no Espírito Santo
Na sequência, a coordenadora do Serviço de Comunhão do CHARIS no Brasil, Katia Roldi Zavaris, se dirigiu aos presentes para apresentar a identidade e os objetivos do CHARIS. Segundo ela, “a divulgação do serviço de comunhão do CHARIS está ligada à necessidade do anúncio do nome de Jesus através da graça do Batismo no Espírito Santo”.
Katia ainda expressou que é emblemática a realização desta conferência na sede da Comunidade Canção Nova. “Podemos dizer que o Monsenhor Jonas Abib é o pai das expressões carismáticas – ele motivou, gerou e distribuiu tantos carismas pelo Brasil. Então, a gente está no lugar certo, na hora certa”, afirmou.
Leia mais
.: Coordenadora do Charis Brasil: conferência vai reforçar a unidade da RCC
A partir do congresso, a coordenadora manifestou a expectativa de ver se espalhar pelas comunidades, dioceses e expressões carismáticas o espírito do CHARIS, que é a comunhão. “Uma inspiração que o Espírito Santo mesmo deu ao Papa Francisco de criar esse organismo para unir, juntar, fazer comunhão, dialogar, para potencializar a evangelização a partir do Espírito Santo”, definiu.
A Canção Nova é carismática
Ainda estão previstas, para este sábado, outra pregação de Katia Roldi Zavaris, às 14h, e uma mesa redonda moderada pelo presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, às 15h. Ele conta que, entre os participantes, estarão a própria Katia, o bispo de Paranavaí (PR) e referencial para o Serviço de Comunhão CHARIS no Brasil, Dom Mário Spaki, o fundador da Comunidade Católica Sagrada Família e coordenador da Comissão para as Novas Comunidades, Italo Fasanella, e um dos fundadores da Comunidade Aliança de Misericórdia, padre João Henrique.
O padre Wagner Ferreira também comenta o significado da realização da conferência na sede da Comunidade Canção Nova. “O padre Jonas Abib, desde o início da Comunidade Canção Nova, nos ensinou que somos filhos da Renovação Carismática Católica (RCC). Nós somos carismáticos, portanto, temos de promover o Batismo no Espírito Santo. E o padre Jonas sempre teve uma sensibilidade de valorizar e promover outros carismas”.
Diante deste agir do pai fundador da Canção Nova, seu sucessor como presidente da comunidade reafirma o desejo de acolher os novos carismas. “A Canção Nova sempre foi muito aberta para acolher aqui não só a RCC mas também outros carismas, outras expressões carismáticas da Igreja. A Canção Nova quer ser esse espaço oportuno para que as pessoas, vindo aqui, possam fazer a experiência do Batismo no Espírito Santo”.
Programação da conferência continua
Seguindo com a programação, Prado Flores também voltará a pregar, às 17h. Às 18h30, o bispo de Campos dos Goytacazes (RJ), Dom Roberto Ferrería, presidirá a Santa Missa, e às 21h, será realizada uma “Noite de Oração”, conduzida pela RCC Brasil.
No domingo, 30, o último dia de atividades terá, às 8h20, uma pregação do bispo diocesano de Araguaína (TO), Dom Giovane Pereira de Melo, e do bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom José Aparecido. Às 10h30, será realizado um tributo ao Monsenhor Jonas Abib. A Missa de encerramento será celebrada por Dom Giovane às 12h. O Sistema Canção Nova de Comunicação transmite as atividades da conferência pelo rádio, pela televisão e pela internet.