Preparativos

Para o Natal 2023, Vaticano terá réplica do 1º presépio de São Francisco

Tradicional presépio na Praça São Pedro e na Sala Paulo VI comemorará o 800º aniversário do primeiro presépio de São Francisco de Assis em Greccio

Da redação, com Vatican News

Inauguração do Presépio e Árvore na Praça São Pedro, no Vaticano, no Natal de 2022 / Foto: Reprodução Vatican Media

O tradicional presépio e a iluminação da árvore de Natal no Vaticano serão inauguradas, na Praça São Pedro, no dia 9 de dezembro, às 17h (hora local). A decoração ficará exposta para visitação até o dia 07 de janeiro de 2024, festa do Batismo do Senhor.

Este ano, será recriada a réplica do primeiro presépio montado por São Francisco de Assis, na Gruta de Greccio. Há exatamente 800 anos, no Natal de 1223, ao retornar de uma viagem à Terra Santa, o santo pediu para reencenar o nascimento de Jesus em uma cidade que o fizesse lembrar de Belém. E isso aconteceu no vilarejo de Greccio, na região de Rieti, localizado entre as rochas a uma altitude de 700 metros.

A Praça São Pedro se transformará, assim, em uma Greccio ideal, onde poucos personagens serão colocados ao redor do presépio, do boi e do burro: aqueles que realizaram o desejo do pobre Francisco de Assis, como o nobre Giovanni Velita e sua esposa Alticama, três companheiros frades do Santo e alguns pastores.

A memória remete ao que foi narrado por Tommaso da Celano, que descreveu o primeiro presépio vivo da história. Optou-se por imaginar o que aconteceu na época por meio de uma representação artística. A cena tem em seu centro o afresco da gruta de Greccio, diante da qual um frade menor celebra a Missa na presença de São Francisco segurando o Menino e Nossa Senhora. Ao lado, São José em adoração, o boi e o burro.

Árvore de Natal

O pinheiro branco, com quase 25 metros de altura, é originário do município de Macra, e foi doado em conjunto com o município de Cuneo.

Uma característica especial diz respeito à decoração, que segue os princípios de cuidado com a Casa Comum, no espírito da encíclica “Laudato si” do Papa Francisco. Muito diferente dos anos anteriores, a decoração se caracteriza pela presença de milhares de flores edelvais. Elas simbolizam a neve e trazem para a Praça São Pedro a flor que caracteriza o vale de Maira.

A instalação da iluminação e a cerimônia serão, como de costume, realizadas pela Diretoria de Infraestrutura e Serviços do Governatorato e pela Coordenação de Eventos do Governatorato.

Mosaico na Sala Paulo VI

Também no Sala Paulo VI, milhares de peças de vidro veneziano narrarão a representação do nascimento de Jesus. Para recebê-lo, como há oitocentos anos, São Francisco e Santa Clara que, embora ela não estivesse presente na noite de Greccio, simboliza a presença do universo feminino do franciscanismo.

A obra é do artista de mosaico Alessandro Serena, de Spilimbergo (Pordenone). Após a exposição no Vaticano, as obras monumentais serão exibidas permanentemente na cidade de Rieti.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo