Vaticano

Papa nomeia núncios para a Costa do Marfim, Paquistão e Cazaquistão

O Papa designou Dom Rueda Beltz, que durante anos foi organizador de suas viagens apostólicas, ao país africano; enquanto ao Paquistão e ao Cazaquistão enviou Dom Germano Penemote, e Dom George Panamthundil, respectivamente

Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS – Remo Casilli

Por mais de quatro anos, de 2016 a 2020, Dom Rued Beltz viajou pelo mundo ao lado do Papa Francisco como responsável organizador de suas viagens ao exterior e, nos últimos dois anos e meio, atuou como subsecretário da Seção para o Pessoal Diplomático da Santa Sé.

Beltz deixará o Vaticano e se mudará para a Costa do Marfim, onde o Papa o nomeou hoje, 16 de junho, como núncio apostólico, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade de Arcebispo. Foi o próprio Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, que anunciou a nomeação esta manhã durante uma breve cerimônia.

Trajetória

Colombiano de Bogotá, 53 anos, Dom Beltz é sacerdote desde 1996, é formado em Direito Canônico, e entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em julho de 2004. Serviu nas Representações Pontifícias na Guiné, Chile, Estados Unidos e Jordânia. 

Ingressou na Secretaria de Estado, na Seção de Relações com Estados e as Organizações Internacionais, e depois foi designado para a Seção de Assuntos Gerais como responsável das viagens apostólicas.

Após essa designação, e antes da atual, foi transferido para a Nunciatura Apostólica em Portugal. Ele fala francês, inglês, italiano e português.

Núncios no Paquistão e no Cazaquistão

As decisões do Papa também se referem a dois países asiáticos. No Paquistão, Francisco nomeou como Núncio Apostólico o sacerdote Africano, Germano Penemote, de 53 anos, até então conselheiro da nunciatura, elevado à dignidade de arcebispo.

Nascido em Ondobe, Angola, ele foi ordenado sacerdote em 1998. É formado em Utroque Iure e ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 2003. Trabalhou em nunciaturas no Benin, Uruguai, Eslováquia, Tailândia, Hungria, Peru e Romênia. Ele é fluente em francês, inglês, italiano, português e espanhol.

Como núncio apostólico no Cazaquistão, o Papa nomeou o padre George Panamthundil, que também está servindo como conselheiro da nunciatura e foi elevado à dignidade de Arcebispo.

Natural da cidade de Trivandrum, Índia, nascido em 1972, ele foi ordenado sacerdote em 1998. É formado em Direito Canônico Oriental e, desde 2005, atua no serviço diplomático da Santa Sé, onde trabalhou na Costa Rica, Guiné, Iraque, Áustria, Israel e na Delegação Apostólica em Jerusalém e Palestina, bem como na Representação Pontifícia em Chipre.

Também poliglota, ele sabe francês, inglês, italiano, espanhol e alemão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo