Igreja no Brasil

Papa nomeia padre Odair dos Santos como bispo auxiliar de Porto Alegre

Sacerdote é religioso da Congregação da Missão Província do Sul e exerce a função de provincial na Província de Curitiba (PR)

Da redação, com CNBB

Padre Odair Miguel Gonsalves dos Santos /Foto: Diocese de São José dos Pinhais

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 20, o padre Odair Miguel Gonsalves dos Santos como bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre (RS). O sacerdote é religioso da Congregação da Missão Província do Sul e exerce a função de provincial na Província de Curitiba (PR), além de administrador da Paróquia São Vicente de Paulo, na capital do Paraná.

Nascido em 2 de setembro de 1965, padre Odair é filho de Miguel Gonçalves dos Santos e Eunice dos Santos (in memoriam), tem dois irmãos: Ocimar Antônio Gonçalves dos Santos e Odete Aparecida dos Santos Ferreira.

Em 1992, ingressou no Seminário Propedêutico, em Colombo (PR), cursou Filosofia no Instituto Vicentino, entre os anos 1993 e 1995, tendo obtido a Licenciatura pela Universidade São Francisco, de São Paulo (SP), em 1997. No mesmo ano deu início aos estudos de Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, graduando-se, em 2000, bacharel em Teologia. Sua ordenação presbiteral foi realizada em Irati (PR), no dia 16 de dezembro de 2000.

Vida sacerdotal

Em 2001, o sacerdote foi nomeado diretor substituto do Seminário de Filosofia, em Curitiba (PR). Em seguida, ele foi nomeado promotor vocacional da Província, função que exerceu entre 2001 e 2005, ano em que foi nomeado diretor das Filhas da Caridade da Província de Curitiba e permaneceu no cargo por seis anos.

Em Curitiba, padre Odair foi ainda conselheiro Provincial da Congregação da Missão Província do Sul, entre 2005 e 2008; assistente provincial da Congregação de 2010 a 2013; pároco da Paróquia Sant`Ana de 2011 a 2016. No mesmo ano foi nomeado provincial da Congregação da Missão Província de Curitiba, mandato que exerce até a presente, pois foi reeleito em 2019.

De 2017 a 2022 foi presidente da CLAPVI – Conferência LatinoAmericana das Províncias Vicentinas. No fim do mandato foi nomeado administrador da Paróquia São Vicente de Paulo, onde exerce seu ministério atualmente, e em 25 de maio de 2023 foi nomeado assistente do Secretário Geral da Congregação da Missão, em Roma.

Saudação da CNBB

Em nota, a CNBB manifestou alegria pela nomeação do presbítero. Confira:

“Estimado monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos,

Com alegria recebemos a notícia de sua nomeação como novo bispo auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS). Nesta oportunidade, o acolhemos como futuro membro desta Conferência.

Por ocasião de sua nomeação, recordamos as palavras do Papa Francisco, em recente viagem ao Congo, na qual disse na Festa da apresentação do Senhor e Dia da Vida Consagrada que: “Deus abre caminhos nos nossos desertos e nós, ministros ordenados e pessoas consagradas, somos chamados a ser sinal desta promessa e realizá-la na história do Povo santo de Deus”. Francisco fez ainda um questionamento “a que é que somos chamados? A servir o povo como testemunhas do amor de Deus”, completou.

Gostaríamos de lhe encorajar em sua nova missão e pedir-lhe como pastor desta Igreja Particular que tenha olhos para ver as necessidades dos irmãos e irmãs, que cuide dos desamparados e de todos os que sofrem, assim como pede em sua oração nossa Santa Mãe de Deus, padroeira da arquidiocese à qual está sendo enviado.

Rogamos a Santa Mãe de Deus, para que tenha um abençoado ministério.”

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo