Repercussão do anúncio

Homenagem a Portugal e aos jovens, diz Dom Américo, nomeado cardeal

Escolhido pelo Papa Francisco para ser criado cardeal no próximo consistório, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 manifestou surpresa

Da Redação, com Agência Ecclesia

Dom Américo Aguiar em Fortaleza/ Foto: Arquivo Comunidade Shalom

O bispo auxiliar de Lisboa, Dom Américo Aguiar, expressou surpresa ao receber a notícia de que seu nome estava na lista do próximo consistório, a ser realizado no dia 30 de setembro. Os escolhidos pelo Papa Francisco foram revelados pelo Pontífice neste domingo, 9, após a recitação do Angelus em Roma.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em Lisboa entre 1° e 6 de agosto, manifestou que a nomeação para ser criado cardeal o deixou “totalmente surpreendido”, mas que está “convencido de que o que Papa teve no seu coração foram estes jovens, esta preparação da Jornada Mundial da Juventude que é indispensável, com eles”.

“Eu acho que o Papa quis, deste modo, elogiá-los e valorizá-los, e fazer ele mesmo o que ele diz para nós fazermos: dar aos jovens a possibilidade de serem os protagonistas da história, os protagonistas de suas vidas, e acho que esta decisão é muito este gesto do Papa, que não tem nada a ver comigo nem com as minhas competências, nem com coisa que se pareça”, declarou Dom Américo.

Trabalho e dedicação

Para o religioso, esta decisão também está diretamente relacionada ao empenho do povo português para preparar a JMJ e acolher peregrinos do mundo todo para esta grande celebração. “É uma homenagem a Portugal, uma homenagem aos portugueses e é uma homenagem à juventude portuguesa”, afirma.

Leia mais
.: Pizzaballa nomeado cardeal: “atenção da Igreja em Roma com Jerusalém”

O bispo auxiliar de Lisboa, contudo, também destaca a dureza desta missão, que não deixará de acolher, recordando o que o próprio Francisco diz sobre os cardeais. “O vermelho (das vestes cardinalícias) não é para ser mais vistoso e pavoneador, o vermelho é do martírio e do sangue testemunho do Cristo vivo, e eu tenho consciência nos últimos anos do quanto isto é verdade”, frisa.

Alegria da Igreja portuguesa

Aos 49 anos, Dom Américo Aguiar será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no pontificado de Francisco. Ele será criado com outros 20 escolhidos pelo Papa. O Colégio Cardinalício tinha, até então, 222 membros (121 eleitores, 101 com mais de 80 anos), incluindo cinco portugueses. Com o bispo auxiliar de Lisboa, pela primeira vez Portugal terá seis cardeais simultaneamente.

A Conferência Epsicopal Portuguesa (CEP) comemorou a escolha. Em nota, foi registrado que, “na oração agradecida e em comunhão com Dom Américo Aguiar, invocamos as bênçãos de Deus para que exerça com generosidade, humildade e dedicação esta missão junto do Santo Padre como Cardeal da Igreja universal”.

Da mesma forma, o presidente da CEP e bispo de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas, também se manifestou. Referindo-se à decisão como um reconhecimento pelo trabalho na organização da JMJ, o religioso escreve que este é “um estímulo para todos os jovens em Portugal, para as Jornadas Mundiais da Juventude que estão à beira de se realizar”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo