Monsenhor Paulo Renato Fernandes será ordenado bispo; Santo Padre também aceitou a renúncia de Dom Protógenes José Luft
Da redação, com CNBB
O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 18, o pedido de renúncia de Dom Protógenes Jose Luft, SdC. O Santo Padre também nomeou o monsenhor Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos como bispo para a diocese de Barra do Garças (MT).
O novo bispo pertence ao clero da diocese de São José dos Campos (SP) e atualmente é o administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí (SP). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao monsenhor Paulo Renato e agradecimento a Dom Protógenes José Luft.
Trajetória eclesial do novo bispo
Padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté, também no Estado de São Paulo. O curso de Teologia é certificado pela PUC Rio.
Obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília, de 2021 a 2022.
Em 20 de março, recebeu a ordenação presbiteral e desempenhou as seguintes funções: vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe Formadora do Seminário. Desde julho de 2023, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).
Currículo de Dom Protógenes
Protógenes Jose Luft nasceu em Palmeira das Missões (RS), em 6 de maio de 1949. Ordenou-se presbítero em 7 de dezembro de 1975, em Chapada (RS). Foi nomeado bispo em 26 de janeiro de 2000 e recebeu sua ordenação em 26 de março de 2000, em Porto Alegre (RS), como bispo coadjutor de Barra do Garças-MT – igreja onde continuou exercendo o seu ministério até então.
Realizou seus estudos no seminário Cristo Redentor, em Santa Maria na Cidade dos Meninos, em Camobi (1962-1964) e Casa Dom Guanella, em Canela, no ano 1965 (4º ano ginasial). Cursou o ensino médio no Curso Colegial, na casa São José, em Canela, de 1967 e 1968 (curso seminarístico).
Cursou Filosofia, de 1969-1970, no educandário São Luiz em Porto Alegre (RS) e Teologia no seminário Monsenhor Aurélio Bacciarini, em Roma (1971-1974). Na PUC Porto Alegre cursou, em 1975, o Ano de Pastoral. Foi pároco na paróquia Santa Cruz, em São Paulo, de 1994 a 1995; superior provincial da província Santa Cruz dos Servos da Caridade, de 1995 a 2000.