NOMEADO

Bispo é consagrado para nova diocese de Weifang, na China

Padre Anthony Sun Venjun foi consagrado bispo da diocese de Weifang, na China; Francisco fez a nomeação em 23 de abril de 2023, três dias após ter suprimido a Prefeitura Apostólica de Yiduxian e erigido a nova diocese

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco em encontro com religiosos chineses / Foto: Reprodução

A nova Diocese de Weifang foi recentemente criada na China e, hoje, segunda-feira, 29 de janeiro, foi consagrado o seu novo pároco: Anthony Sun Venjun. Ambas as decisões — a construção da nova diocese e a nomeação do seu primeiro pároco — ocorreram em abril de 2023, mas foram anunciadas no dia da consagração do bispo. A nomeação foi feita no contexto do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China.

“No desejo de promover a pastoral do rebanho do Senhor e de atender mais eficazmente ao seu bem espiritual”, lê-se no comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, “em 20 de abril de 2023, o Sumo Pontífice Francisco decidiu suprimir no continente China, a Prefeitura Apostólica de Yiduxian, erigida em 16 de junho de 1931 pelo Papa Pio XI, isolando seu território do Vicariato Apostólico de Zhifu (atual Diocese de Yantai); e ao mesmo tempo erigir a nova diocese de Weifang, sufragânea de Jinan, província de Shandong, com sede episcopal na Igreja Catedral de Cristo Rei, localizada em Quingzhou, na cidade de Weifang”.

“Os limites eclesiásticos da nova diocese”, continua o comunicado, “incluirão as seguintes áreas: os distritos de Weicheng, Hanting, Fangzi e Kuiwen; as quatro ‘zonas’ de desenvolvimento municipal; Condados de Linju e Changle; e as cidades de Qingzhou, Zhucheng, Shouguang, Anqiu, Gaomi e Changyi. Em contraste, a parte oriental dos distritos de Laiwu está conjugada à Arquidiocese de Jinan; enquanto os distritos de Boshane dos condados de Linzi, Guangrao, Boxing e Gaoquing são conjugados à Diocese de Zhoucun”.

O território da nova diocese de Weifang está em conformidade com o da capital Weifang, com uma área total de 16.167,23 quilômetros quadrados e uma população de 9.386.705 habitantes, incluindo cerca de 6 mil católicos, servidos por 10 sacerdotes e 6 freiras.

O novo bispo hoje consagrado, Anthony Sun Wenjun nasceu em novembro de 1970. Estudou no Seminário Sheshan de Xangai de 1989 a 1994. Foi ordenado sacerdote em 1995 na paróquia de Xishiku, em Pequim. Em seguida, exerceu o serviço pastoral em Shandong de 2005 a 2007. Entre 2007 e 2008 permaneceu na Irlanda para continuar sua formação. Mais tarde, retornou a Weifang e seguiu com seu ministério por lá.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo