Mais quatro bispos foram nomeados como membros da Comissão para a América Latina
Da redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 10, novos membros para a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). O organismo da Cúria Romana, instituído em 1958, tem a tarefa de estudar sobre as principais questões da vida católica, da defesa da fé e do incremento da religião na América Latina.
O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, foi um dos nomeados. Também foram nomeados o arcebispo de Madrid, Dom Carlos Osoro Sierra; o arcebispo de Monterrey, Dom Rogelio Cabrera López; o arcebispo de Bogotá, Dom Luis José Rueda Aparicio; e o arcebispo da Filadélfia, Dom Nelson Jesus Perez.
Leia também
.: Papa nomeia membros para a Pontifícia Comissão para a América Latina
.: Brasileiro integra conselho da Pontifícia Comissão para a América Latina
Dom Orani
Nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Religioso da Ordem Cisterciense, foi ordenado padre em 1974 e bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997. Sete anos depois, em 2004, foi transferido para a Arquidiocese de Belém.
Foi vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá). Também foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB. Além disso, membro dos Conselhos Permanente, Episcopal de Pastoral e Econômico da CNBB.
É o arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, desde fevereiro de 2009, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI.