Preparação

Igreja no RJ prepara orientações para quando celebrações presenciais voltarem

“Quando chegar o momento em que poderemos ter novamente as celebrações presenciais, estaremos já capacitados e com todas as providências tomadas”, explicou Dom Orani

Julia Beck
Da redação, com colaboração de 
Tony Cursino

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro/ Foto: Arquivo Canção Nova

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, afirmou em entrevista para a Web TV Redentor que a Igreja no Rio de Janeiro está preparando orientações e protocolos para serem utilizados quando houver a retomada das celebrações eucarísticas presenciais. Segundo Dom Orani, há semanas os vigários episcopais e bispos auxiliares estão trabalhando no documento que deve ser enviado em breve para as paróquias da arquidiocese.

“Nesta terça-feira, 26, demos os últimos retoques nas orientações”, afirmou o cardeal. A limpeza e preservação dos templos, os produtos que devem usados, o modo com que devem ser limpos os objetos de devoção e as necessidades que surgirão neste tempo de pandemia são alguns temas tratados no documento.  “Preocupamos-nos em passar todas as orientações e protocolos que precisam ser seguidos”, completou o arcebispo.

Primeiramente, Dom Orani revela que os textos serão trabalhados por uma equipe da arquidiocese, antes de ser impresso e enviado para padres e leigos. De acordo com o cardeal, os sacerdotes terão a grande responsabilidade de capacitar os fiéis, orientá-los, além de providenciarem voluntários para uma maior ajuda neste tempo. “Eles [padres] terão que adquirir todos os materiais para higienização e recebimento das pessoas, tudo que é necessário para que as pessoas encontrem um ambiente seguro e saudável”.

As orientações serão colocadas em prática, segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, após a contenção do contágio do coronavírus. “Quando chegar o momento em que poderemos ter novamente as celebrações presenciais, estaremos já capacitados e com todas as providências tomadas. Enquanto isso, os sacerdotes continuarão com a presença virtual junto às pessoas, com as celebrações, levando às igrejas domésticas a Palavra de Deus”.

“Respeitaremos o momento certo para voltarmos aos nossos templos. Por enquanto, continuaremos com as orientações anteriores, pois a preocupação com a vida humana e espiritual é sempre uma preocupação da nossa Arquidiocese”, concluiu Dom Orani.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo