NOMEAÇÕES

Papa nomeia bispos para Bom Jesus da Lapa e São Félix do Araguaia

Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, assumirá governo pastoral da diocese baiana enquanto padre Lucio Nicoletto sucederá Dom Adriano Ciocca Vasino na prelazia mato-grossense

Da Redação, com CNBB

O Papa Francisco nomeou um novo bispo para a Diocese de Bom Jesus da Lapa. Ele elegeu Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, transferindo-o da Diocese de Grajaú (MA). A diocese baiana estava vacante desde julho de 2023, quando Dom João Santos Cardoso foi designado para o governo pastoral da Arquidiocese de Natal (RN).

Além disso, o Santo Padre também aceitou o pedido de renúncia do bispo prelado de São Félix do Araguaia (MT), Dom Adriano Ciocca Vasino, e nomeou o seu sucessor. O escolhido pelo Pontífice foi o padre Lucio Nicoletto, membro do clero da diocese de Roraima (RR), que receberá a ordenação episcopal.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os bispos escolhidos pelo Papa, expressando alegria por suas nomeações, e o agora emérito Dom Adriano, manifestando gratidão pelo seu ministério episcopal e sua dedicação ao longo de 45 anos como missionário na Igreja no Brasil.

Trajetória de Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap

Dom Rubival Cabral de Britto / Foto: Diocese de Grajaú

Rubival Cabral Britto nasceu em Jaguaquara (BA), no dia 21 de julho de 1969. Em 1997, participou de um Encontro Vocacional da Diocese de Jequié (BA), onde percebeu sua vocação ao sacerdócio. Em 1989, ao conhecer os Frades Capuchinhos na cidade de Jaguaquara, sentiu-se convidado a ingressar na Ordem, o que efetivamente fez no ano seguinte na cidade de Alagoinhas (BA); fez então o noviciado em Esplanada (BA) em 1992, onde emitiu os primeiros votos de castidade, pobreza e obediências pelas mãos de Frei Carlos Inácio de Souza, o então Ministro Provincial.

Cursou Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus e estudou Teologia na Universidade Católica do Salvador. Foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 2000, tornando-se frade menor capuchinho da província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe. Nela, exerceu diversos serviços, tais como promotor vocacional provincial, secretário provincial, ecônomo e formador, administrador paroquial, definidor provincial para as missões, mestre de Noviços, sendo eleito o Ministro Provincial por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2013.

Em dezembro de 2014, foi convidado a dirigir o colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista, e enquanto dirigia o colégio fez o doutorado em Ciências da Educação, através do Instituto Internacional de Educação na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Federal de Rosário, na Argentina. Ainda diretor do Paulo VI, Dom Rubival foi nomeado bispo da Diocese de Grajaú (MA), no dia 7 de dezembro de 2016 pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal ocorreu em Vitória da Conquista (BA), no dia 11 de fevereiro de 2017, no ginásio de esportes Raul Ferraz. No dia 25 de março do mesmo ano, foi empossado bispo de Grajaú.

Trajetória do padre Lucio Nicoletto

Padre Lucio Nicoletto / Foto: Reprodução Facebook Diocese de Roraima

Lucio Nicoletto nasceu em Este, província e diocese de Pádua, na Itália, em 18 de agosto de 1972. No dia 14 de setembro de 1987 ingressou no seminário menor de Pádua, em Tencarola. Em 28 de setembro de 1992 entrou no seminário maior de Pádua para cursar Filosofia e Teologia na Faculdade Teológica da Itália setentrional. Foi ordenado diácono em 25 de outubro de 1997 e sacerdote em 7 de junho de 1998.

A primeira paróquia onde desempenhou o seu ministério foi San Michele Arcangelo em Selvazzano Dentro, na periferia da cidade de Pádua. Em maio de 2005, foi designado para as missões diocesanas do Brasil, na Diocese de Duque de Caxias (RJ). A partir de 2006, acompanhou o trabalho na paróquia de Vilar dos Teles, no município de São João de Meriti (RJ).

Em 2011, iniciou a experiência do seminário diocesano de Duque de Caxias como reitor e também assumiu a função de responsável diocesano do Setor Juventude, assistente espiritual da Pastoral da Juventude e do movimento da Renovação Carismática Católica. Em março de 2016, concluiu o mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade (PUC) do Rio de Janeiro.

No mesmo ano, deixou a diocese de Duque de Caxias para abrir, no dia 27 de junho do mesmo ano, a missão de Pádua em Roraima, junto com o padre Benedetto Zampieri, assumindo a paróquia de Caracaraí. Com a transferência de Dom Mário Antônio para a Arquidiocese de Cuiabá (MT), padre Lucio foi nomeado como administrador diocesano de Roraima pelo Colégio dos Consultores, função na qual permaneceu até a chegada de Dom Evaristo Pascoal Spengler, em 25 de janeiro de 2023. Foi confirmado como vigário geral da Diocese de Roraima, serviço que exerceu até sua nomeação para São Félix.

Trajetória de Dom Adriano Ciocca Vasino

Dom Adriano Ciocca Vasino / Foto: Prelazia de São Félix do Araguaia

Nascido em Borgosesia, Adriano Ciocca Vasino foi ordenado sacerdote em 8 de setembro de 1974. Em 1979, chegou como missionário à Diocese de Petrolina (PE), onde foi assistente espiritual do seminário nos últimos três anos de ministério.

Em 1992, chegou em Petrolândia (PE). Em 3 de março de 1999 foi nomeado pelo então Papa João Paulo II para a diocese de Floresta (PE). No dia 2 de maio do mesmo ano, sagrou-se bispo por Dom Czesław Stanula.

Até a 49ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em 2011, era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, como bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Brasil. Em 21 de março de 2012, foi transferido para a prelazia de São Félix (MT), na qual foi empossado em 13 de maio de 2012.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo