Episcopado brasileiro

Papa nomeia bispo para Coxim (MS) e bispo auxiliar para Niterói (RJ)

Diocese de Coxim recebe como novo bispo padre Otair Nicoletti; em Niterói, o arcebispo local terá o auxílio de padre Geraldo de Paula Souza, nomeado bispo auxiliar

Jéssica Marçal
Da Redação, com informações da CNBB

Padre Otair (à esquerda) e padre Geraldo / Fotos: CNBB

Novidades no episcopado brasileiro nesta quarta-feira, 19: o Papa Francisco nomeou um novo bispo para a diocese de Coxim (MS) e um bispo auxiliar para a arquidiocese de Niteroi (RJ). Ambos são padres que serão sagrados bispos.

Na diocese de Coxim, Francisco acolheu a renúncia apresentada por Dom Antonino Migliore, que completou 76 anos em junho passado e se torna bispo emérito. Como novo bispo, foi nomeado o padre Otair Nicoletti, atual vigário geral e reitor do seminário da diocese de Dourados (MS).

Já a arquidiocese de Niteroi (RJ) ganha um bispo auxiliar: padre Geraldo de Paula Souza. A nomeação atende a um pedido do arcebispo local, Dom José Francisco Resende Dias, que solicitou uma colaboração no governo arquidiocesano.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os dois novos membros do episcopado. Também expressou seu agradecimento a Dom Antonino Migliore por sua doação à Igreja no Brasil, especialmente pelos anos dedicados à diocese de Coxim.

Dom Antonino é italiano e chegou ao Brasil há 35 anos. Está em Coxim desde 2000, quando a diocese ainda era uma prelazia. Em 2002, com a elevação à diocese, tornou-se o primeiro bispo diocesano. No período de seu governo, foram ordenados mais de 20 padres e criadas três novas paróquias.

Sobre os novos bispos

Padre Otair Nicoletti tem 60 anos de idade e é natural de Fernandópolis (SP). Sua ordenação sacerdotal foi no dia 18 de junho de 1994. Em seu ministério, já foi vigário paroquial, pároco, reitor de seminário e membro do conselho diocesano de Assuntos Econômicos da diocese de Dourados. Também já foi membro atuante da Cáritas de Dourados. Desde 2015, é assessor diocesano das Campanhas: Fraternidade, Missionária e Evangelização.

Em 2017, passou a ser exorcista diocesano. Em 2021, assumiu o posto de diretor espiritual diocesano da Legião de Maria. E, neste ano, assumiu a função de coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional.

Padre Geraldo de Paula Souza tem 61 anos de idade e é natural de Assaí (PR). Entrou para a vida religiosa aos 19 anos, no Seminário Santa Terezinha dos Missionários Redentoristas, em Tietê (SP). Quanto tinha 1 ano de idade, sua família se mudou para Aparecida (SP). Mais tarde, ele foi acólito e colaborador do Santuário Nacional de Aparecida.

Em janeiro de 1989, professou os votos perpétuos no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), e foi ordenado padre três anos depois. Além dos estudos de Filosofia e Teologia, padre Geraldo também tem formação em Psicologia e especializações em Orientação Vocacional e Profissional e em Sociopsicodrama. Foi formador e promotor vocacional em várias casas dos Missionários Redentoristas, em São Paulo. Também esteve a serviço no Secretariado de Formação junto ao Governo Provincial e envolvido nas Santas Missões Populares.

Atualmente, padre Geraldo é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, em São Paulo. Também coordena o clero do Setor Jardim, da Região Sé da Arquidiocese de São Paulo, e integra a Comissão dos Presbíteros da mesma região episcopal.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo