Audiência no Vaticano

Papa: amor pelos pobres é um remédio para combater a miséria

Papa Francisco recebeu, hoje, em audiência um grupo de empresários da Espanha

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco / Foto: Daniel Ibanez – CNA

O Papa Francisco ofereceu três ideias para o caminho dos empreendedores ao receber, nesta segunda-feira, 17, um grupo de empresários espanhóis. Na ocasião, o Santo Padre convidou-os a seguir transformando criativamente a face da economia. 

Francisco falou a membros da Confederação Espanhola de Associações de Jovens Empresários e da Confederação de Empresários da Galiza. Disse que “vivemos uma época de notórios desequilíbrios econômicos e sociais”, lembrando que já o Concílio Vaticano II havia declarado que o luxo fervilha ao lado da miséria. “Neste contexto, é urgente propor uma economia adequada para ajudar a resolver os grandes problemas que vivemos em todo o mundo.”

A profecia

Francisco compartilhou três ideias que parecem apropriadas para a jornada deles como empreendedores. Primeiro, a profecia. Na Bíblia, o profeta é aquele que fala em nome de Deus, que transmite sua mensagem e por meio de quem favorece uma mudança em seu ambiente. Por exemplo, Amós, o profeta da “justiça”, denuncia, já no século VII a.C., o desejo de luxo e enriquecimento dos poderosos no povo de Israel, que beneficiava apenas um setor que podia, enquanto a grande maioria do povo estava oprimida, faminta e necessitada.

Relacionamento com Deus

O segundo aspecto, segundo o Papa, refere-se ao cuidado do relacionamento com Deus. Assim como a terra, quando bem cultivada e cuidada, dá frutos abundantes, assim também, quando é cultivada a saúde espiritual, quando se tem um relacionamento bem cuidado com o Senhor, começa-se a dar muitos frutos bons.

Para Francisco, a conversão econômica será possível quando se experimentar uma conversão de coração; quando se for capaz de pensar mais nos necessitados; quando se aprender a colocar o bem comum antes do bem individual; quando entender que a falta de amor e justiça nos relacionamentos é consequência de uma negligência no relacionamento com o Criador, e isso afeta também a casa comum. 

Trabalho e pobreza

O terceiro pensamento que o Papa compartilhou tem a ver com trabalho e pobreza. Segundo o Papa, São Francisco de Assis deu um importante testemunho, não só realizou a restauração da capela de São Damião, mas também contribuiu para restaurar a Igreja do seu tempo. Especificamente, ele o fez com o amor que tinha pelos pobres e com seu modo de vida austero. Com os valores do trabalho e da pobreza, que implicam total confiança em Deus e não nas coisas.

Segundo Francisco, um remédio para combater a doença da miséria é o trabalho e o amor pelos pobres. E ressaltou: “seja criativo no planejamento do seu trabalho, seja criativo e isso lhe dará muito mais força”.

Por fim, o Pontífice encorajou-os a continuar a transformar criativamente a face da economia, para que estejam mais atentos aos princípios éticos e não se esqueçam que a atividade deles está ao serviço do ser humano, não apenas de alguns, mas de todos, especialmente os pobres. “Sua empresa deve ter, de alguma forma, o cuidado de não contaminar mais a natureza, pelo contrário, de abrir caminhos de cura”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo