Decisão

Papa mantém Dom Orlando Brandes como arcebispo de Aparecida

Nota sobre a decisão de Francisco foi divulgada pela Arquidiocese de Aparecida; Dom Orlando permanecerá no governo pastoral da arquidiocese até completar 80 anos de idade

Da redação, com Arquidiocese de Aparecida

Dom Orlando Brandes /Foto: Arquidiocese de Aparecida

A Arquidiocese de Aparecida divulgou uma nota nesta quarta-feira, 24, relatando a decisão do Papa Francisco em manter Dom Orlando Brandes no governo pastoral da Arquidiocese, até que ele complete 80 anos de idade.

“Permaneçamos unidos em oração pelo nosso Arcebispo e pela continuidade de sua missão em nossa Arquidiocese”, lê-se no texto.

Dom Orlando foi nomeado o 5º arcebispo de Aparecida no dia 16 de novembro de 2016, pelo Papa Francisco. Sua posse canônica aconteceu no dia 21 de janeiro de 2017, às 09h, na catedral da Arquidiocese, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Biografia de Dom Orlando Brandes

Dom Orlando Brandes nasceu no dia 13 de abril de 1946 em Urubici (SC). É filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt (in memorian), e possui seis irmãos. Após o curso primário, ingressou no Seminário João Vianney, da Diocese de Lages. Recebeu a Ordenação Presbiteral em Francisco Beltrão/PR a 6 de julho de 1974.

Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de março de 1994, o 3° bispo da Diocese de Joinville. Escolheu como lema: “Somos operários de Deus” (1Cor 3, 9). Sua ordenação episcopal e posse canônica ocorreram no dia 5 de junho de 1994, memória de São Bonifácio, na Catedral São Francisco Xavier, em Joinville (SC).

Em 2006, o Papa Bento XVI nomeou Dom Orlando o 4º arcebispo da Arquidiocese de Londrina. A posse canônica aconteceu no dia 23 de julho de 2006. Em 2007, como delegado dos Bispos de Santa Catarina, participou da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, que foi realizada em Aparecida e contou com a presença do Papa Bento XVI.

Na 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 1º a 10 de maio de 2019 em Aparecida, Dom Orlando Brandes foi eleito suplente de delegado junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

 Aos 17 de maio de 2019, o Papa Francisco nomeou Dom Orlando Brandes, Administrador Apostólico da Diocese de Limeira, cargo no qual permaneceu até 18 de janeiro de 2020, quando Dom José Palau tomou posse como novo Bispo daquela Igreja particular.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo