NO VATICANO

Papa Francisco recebe presidente da Irlanda em audiência

Líder irlandês também se reuniu com secretários vaticanos; conversas abordaram boas relações entre os Estados e temas globais de interesse comum

Da Redação, com Santa Sé

Papa Francisco e o presidente da Irlanda, Michael Higgins, em registro da audiência desta quinta-feira, 19 / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Na manhã desta quinta-feira, 19, aconteceu uma audiência entre o Papa Francisco e o presidente da Irlanda, Michael Higgins. Na sequência, o líder irlandês se reuniu também com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.

Em comunicado, a Santa Sé informou que, durante as conversas, foram abordadas as boas relações entre a Irlanda e o Vaticano. Eles também discutiram alguns temas de interesse comum e de caráter global, como a segurança alimentar nos países em desenvolvimento e o compromisso com a erradicação da pobreza, a proteção do meio ambiente sob a perspectiva da Exortação Apostólica Laudate Deum, migração e o desenvolvimento de um multilateralismo que responda adequadamente à atual conjuntura internacional.

Na tradicional troca de presentes, o Pontífice deu a Higgins um molde de bronze com a imagem de duas mãos que se apertam, com a colunata de São Pedro, uma mulher com uma criança e um navio de migrantes ao fundo e a inscrição “Enchamos as mãos com outras mãos”. O Papa também o entregou os volumes da Mensagem para a Paz deste ano, do Documento sobre a Fraternidade Humana e do livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020. O presidente da Irlanda retribuiu com uma obra de bronze sobre migrantes realizada por um escultor irlandês.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo