Francisco aceitou a renúncia de Dom Esmeraldo Barreto, por motivo de idade, e nomeou Padre Geraldo Maia para assumir diocese de Araçuaí
Da redação, com CNBB
O Papa Francisco acolheu, nesta terça-feira, 30, o pedido de renúncia apresentado por Dom Esmeraldo Barreto de Farias ao governo pastoral da diocese de Araçuaí (MG). E nomeou como novo bispo o padre Geraldo dos Reis Maia, atualmente reitor do Seminário Propedêutico de Uberaba (MG) e ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de saudação ao novo bispo, destacando toda a colaboração já realizada pelo padre Geraldo a serviço da Igreja e enfatizou:
“Agora, o senhor é chamado a dar novo passo na doação à Igreja, por meio do ministério episcopal. Possa o exemplo de São Pio V, de quem a Igreja faz memória hoje, ser inspirador, especialmente no sentido de fazer escolhas corajosas tendo como pedra angular a fé e a verdade”, destacou a nota.
A CNBB também divulgou uma mensagem de agradecimento a Dom Esmeraldo, expressando a gratidão a Deus, em primeiro lugar, pelo dom de sua vocação e seu ministério episcopal exercido em várias cidades ao longo de 24 anos. Segundo o Código de Direto Canônico, os bispos devem apresentar sua renúncia ao completarem 75 anos de idade.
“Salutar recordarmos ainda, com coração agradecido, a dedicação nos diversos serviços pastorais e comissões da Conferência Episcopal, em especial a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial, da qual foi presidente e agora continua como membro. Tanto que há de sua contribuição e paixão nos projetos Igrejas-irmãs e no Programa Missionário Nacional”, complementa a nota.
Por fim, a presidência da CNBB fez votos de que, neste novo tempo de seu ministério, Dom Esmeraldo possa contar com a intercessão e proteção materna de Nossa Senhora Aparecida, para continuar levando a “outros campos de missão a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações”.
Biografia do novo bispo
Padre Geraldo dos Reis Maia nasceu no dia 3 de maio de 1964, no Distrito de Babilônia, no município de Delfinópolis (MG). Na então diocese de Uberaba (MG), foi ordenado diácono em 6 de agosto de 1988, e presbítero no dia 8 de dezembro do mesmo ano, por Dom Benedito de Ulhôn Vieira.
Na sua formação, tem doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e mestrado pela Faculdade Jesuíta (FAJE) de Belo Horizonte.
Atualmente, é administrador paroquial da paróquia de São José, no bairro Tutunas, na periferia de Uberaba; diretor do Curso Propedêutico; membro do Conselho de Formadores, do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; assessor do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas e da Escola de Fé e Cidadania, na arquidiocese de Uberaba.
Funções e serviços pastorais
Como atividades pastorais, na arquidiocese de Uberaba, padre Geraldo Maia foi pároco nas seguintes paróquias: São Sebastião (Pedrinópolis), Santa Teresinha (Uberaba), Imaculada Conceição (Conceição das Alagoas) e Santíssimo Sacramento (Uberaba). Também atuou como vigário paroquial em São Domingos e como Reitor do Santuário da Medalha Milagrosa.
Foi diretor da Comunidade Vocacional Santa Teresinha, fundador e diretor do Curso Propedêutico; assessor da Escola de Teologia para Leigos/as, da Pastoral Familiar, da Escola de Fé e Política “Mons. Juvenal Arduini”, do Núcleo de CEB’s e da 6º Semana Social Brasileira. Atuou como reitor do Seminário São José por dois periodos; foi diretor do Instituto de Teologia; professor de Teologia; professor nas Faculdades Arnaldo (Belo Horizonte). É membro fundador da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB). De 2014 a 2020, esteve a serviço da Igreja no Brasil como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.