Igreja no Brasil

Papa nomeia novo bispo para a diocese de Caratinga (MG)

Com a renúncia de Dom Emanuel Messias de Oliveira, seu sucessor será Dom Juarez Delorto Secco, atualmente bispo auxiliar do Rio de Janeiro

Da Redação, com CNBB

Dom Juarez Delorto / Foto: Regional Leste 1 CNBB

A diocese de Caratinga (MG) acolherá um novo bispo: Dom Juarez Delorto Secco, atualmente bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco, que aceitou a renúncia apresentada por Dom Emanuel Messias de Oliveira, agora bispo emérito.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradeceu pelo trabalho pastoral desenvolvido por Dom Emanuel, que completou 75 anos em abril passado e por 12 anos esteve à frente da diocese de Caratinga. A entidade também saudou Dom Juarez pela nova missão.

Biografia de Dom Juarez Delorto Secco

Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 4 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia, é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC).

Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal. A nomeação episcopal veio no dia 7 de junho de 2017, como bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele foi ordenado bispo no dia 9 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba.

Biografia de Dom Emanuel Messias de Oliveira

Dom Emanuel nasceu em Salinas, Minas Gerais, em 22 de abril de 1948. Cursou Filosofia em Mariana (MG), no Seminário São José (1967-1968) e Teologia em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), especializando-se em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975).

Foi ordenado padre em 4 de fevereiro de 1976, em Governador Valadares (MG). Nesta cidade, exerceu o ministério sacerdotal como vigário paroquial e pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; professor de Sagrada Escritura no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga e coordenador diocesano de Pastoral. Também foi diretor espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo depois de bispo.

Foi sagrado bispo para a diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por Dom José Heleno, no dia 19 de abril de 1998. Sua posse foi no dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal é: “A serviço da Misericórdia”.

Como bispo de Guanhães, foi também responsável pela dimensão Bíblico-Catequética do regional Leste II da CNBB; e Administrador Apostólico da diocese de Governador Valadares.

No dia 16 de fevereiro de 2011, foi nomeado, pelo então Papa Bento XVI, como bispo da diocese de Caratinga e tomou posse no dia 20 de maio de 2011.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo