Ajuda aos necessitados

No Vaticano, seguem os preparativos para o Dia Mundial dos Pobres

Dicastério para a Evangelização organiza uma série de iniciativas para alcançar os mais necessitados e aumentar a conscientização sobre a pobreza

Da redação, com Vatican News

Preparativos na Praça São Pedro para o Dia Mundial dos Pobres / Foto: Joyce Silveira

Neste domingo, 13, a Igreja celebra o 6º Dia Mundial dos Pobres, sob o tema “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2 Cor 8, 9)”. A data foi estabelecida pelo Papa Francisco em sua carta apostólica “Misericordia et Misera” para celebrar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Desde 2017, é comemorado todos os anos no 33º Domingo do Tempo Comum.

Indo ao encontro da pobreza

O objetivo da data é encorajar a Igreja a “sair” às ruas para encontrar a pobreza em suas diferentes formas.

Na mensagem para este ano, o Sucessor de Pedro lembra que, desde os primórdios da Igreja, a atenção às necessidades dos pobres era uma característica da comunidade cristã, como mostra São Paulo em sua carta aos Coríntios. Nessa carta, o Apóstolo pede à comunidade cristã local que faça uma recolha especial à comunidade de Jerusalém, que sofre grandes dificuldades devido à falta de alimentos, como “sinal de amor, o amor demonstrado pelo próprio Jesus”.

Dom Rino Fisichella, responsável pelo Dicastério para Evangelização / Foto: Reprodução Youtube – Vatican Media

Missa na Basílica de São Pedro

Como nas edições anteriores, o Papa Francisco presidirá uma missa na Basílica de São Pedro com a privilegiada participação dos mais pobres e outros fiéis que queiram participar. Ao final da missa, será oferecido um almoço 1300 pessoas necessitadas, na Sala Paulo VI.

Na preparação para a celebração, o Dicastério para a Evangelização, encarregado pelo Papa de promover o evento, organizou várias iniciativas no Vaticano e em Roma que serão realizadas ao longo desta semana.

“Milhares de pessoas visitam a Praça de São Pedro diariamente”, disse Dom Rino Fisichella, responsável pelo Dicastério. “Assim, além de contemplarem a beleza deste lugar, também podem ser sensíveis ao presenciar e entender a presença dos pobres. Trata-se de um sinal para que todos entendam que os mais necessitados existem e precisam de nossa ajuda”, reiterou.

Tratamento médico, exames gratuitos e contas pagas

As iniciativas para a data incluem exames médicos gratuitos em clínicas móveis e distribuição de medicamentos aos pobres em Roma. Haverá também um campista equipado para realizar testes de hepatite C, HIV e tuberculose. O projeto é realizado graças à ajuda dos médicos missionários CUAMM, médicos da Fundação PTV Policlinico Tor Vergata, do Corpo de Enfermeiros Voluntários da Cruz Vermelha, do Grupo BIOS, dos voluntários da caridade italiana Misericordia, da Sociedade Italiana de Infectologia e Doenças Tropicais (SIMIT) e a Sociedade Italiana de Medicina Geral e Atenção Primária (SIMG). Os testes clínicos, por fim, serão fornecidos pela empresa GILEAD.

Além disso, cinco mil cestas básicas com alimentos oferecidos por uma rede de mercado italiana também serão entregues em Roma aos párocos que as solicitaram às famílias locais.

Ainda durante esta semana, à medida que a crise energética agrava as condições de pobreza que muitas famílias já vivem, contas de luz e gás serão pagas para reduzir o fardo financeiro daqueles que mais sofrem e lutam para sobreviver. Mais um apoio, além da distribuição de alimentos, para aqueles que vivem em dificuldade financeira e muitas vezes recorrem a centros de caridade.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo